Veja programação da SP Ocean Week

Os oceanos ocupam 70% do planeta, produzem mais de 50% do oxigênio que respiramos e são uma fonte inesgotável de princípios ativos para fármacos e para a indústria de cosméticos.

E ainda assim, tem gente fechando os olhos para as mudanças que têm alterado nossa existência na Terra, como resultado de problemas como aquecimento, poluição e sobrepesca.

“O mar permeia toda a história da humanidade. Sem ele, não seríamos o que somos”, analisa o jornalista Alfredo Nastari.

foto: Pixabay

LEIA TAMBÉM: “A incrível travessia do oceano Pacífico numa jangada”

Por isso, no próximo dia 30 de agosto, quarta-feira, começa mais uma edição da (necessária) SP Ocean Week, ex-Marina Week, evento gratuito que promove o conhecimento e a preservação dos oceanos.

Após a abertura, a variada programação que acontece em diferentes espaços do Memorial da América Latina, em São Paulo, segue até o dia 3 de setembro com atividades multidisciplinares relacionadas ao tema.

“Tudo o que fazemos, direta e indiretamente, acaba no mar e ele devolve isso de forma malcriada, com eventos extremos”, avisa Nastari, diretor executivo do evento.

Confira programação da SP Ocean Week

LEIA TAMBÉM: “Conheça a ilha remota onde morreu Napoleão”

30.8 (quarta-feira), às 19h30
Auditório Simón Bolívar (Memorial da América Latina)

Com transmissão ao vivo pela internet, o evento será aberto com um talkshow de 1h30 de duração, reunindo os navegadores David Schurmann e Aleixo Belov, a surfista de ondas gigantes Maya Gabeira e Nathalie Gil, presidente da Sea Shepherd Brasil.

No primeiro dia, o público será recebido também pela cantora Teresa Cristina e por um repertório em homenagem à Iemanjá, divindade cultuada no candomblé como a “Rainha do Mar”. O espetáculo terá também a apresentação do Coral da USP, das cantoras Grazzi Brasil e Adriana Moreira, e de um grupo de candomblé.

Barcos do Brasil
Ao longo de 30 dias, essa coleção idealizada pelo navegador Amyr Klink e pelo arquiteto Dalmo Vieira Filho traz ao público a produção de uma série de réplicas de embarcações tradicionais no litoral brasileiro.

foto: Divulgação

Cais do Porto
Foyer do Auditório Simon Bolívar (Memorial da América Latina)

Espaço expositivo com mais de 2 mil m² com estandes de ONGs de conservação marinha e institutos de pesquisa, e oficinas com atividades experimentais orientadas por especialistas de diversas áreas.

Palco Mar Aberto
Foyer do Auditório Simon Bolívar (Memorial da América Latina)

Espaço de apresentações artísticas, contação de histórias, palestras e oficinas, além de bate-papo com autores de títulos consagrados com temas ligados ao mar e sessões de autógrafos e exposições de fotos e de maquetes de barcos artesanais do acervo do Museu Nacional do Mar de São Francisco do Sul.

foto: Divulgação

VEJA TAMBÉM: “Por que o Brasil está recebendo tantas baleias?”

Estúdio da Sala dos Espelhos
Foyer do Auditório Simon Bolívar (Memorial da América Latina)

A série de encontros “Gente do Mar” terá entrevistas com personalidades do mergulho, da vela, do remo, da náutica e do surf.

A série de doze painéis com 1h de duração cada um será conduzida por jornalistas especializados, com transmissão em tempo real no formato de videocasts, no canal da Cátedra da Unesco para Sustentabilidade, no Youtube, e com temas como “formação de uma geração azul”, “conservação da vida marinha” e “pesca artesanal”, entre outros.

SERVIÇO
SP Ocean Week 2023

Memorial da América Latina
Av. Mário de Andrade, 664- São Paulo (ao lado do metrô Barra Funda).

De 30 de agosto a 3 de setembro de 2023.

Entrada gratuita.

SAIBA MAIS

LEIA TAMBÉM: “Ilha no Chile inspirou o verdadeiro Robinson Crusoé”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*