6 roteiros imperdíveis na Bahia

Piscinas naturais na beira da praia, falésias que se erguem sobre faixas de areia e uma sequência de outros cenários que só podem ser vistos por quem chega a pé ou de bicicleta.

Das praias isoladas de Porto Seguro, no sul da Bahia, ao norte das dunas, na divisa com Sergipe, confira abaixo lista com alguns dos melhores roteiros litorâneos desse estado nordestino.


De Porto Seguro a Trancoso
(18,1 km)

Após cruzar de balsa o rio Buranhém, em direção a Arraial d’Ajuda, o viajante segue caminhando por faixas de areia, como Apaga-Fogo, Araçaípe, Delegado, dos Pescadores, Mucugê, Pitinga e Taípe, todas nesse distrito de Porto Seguro.

O trecho é marcado por longas barreiras de corais que represam águas mornas, em piscinas naturais, e mar de ondas fracas e vegetação que serve de refúgio nas horas de sol forte. As variações de altitude são baixas e o terreno é de areia batida, o que facilita a vida dos caminhantes de primeira viagem.

Praia de Taípe, em Arraial d’Ajuda (foto: Eduardo Vessoni)

De Trancoso à Praia do Espelho
(20,6 km)

A viagem segue um que começa em praias mais urbanas e segue por áreas isoladas.

O segundo dia de pedalada (ou de caminhada) é duro e pede concentração por conta do terreno de areia fofa, cruzamento de rios e grandes extensões de praia quase sem sombra.

Mas todo o esforço será recompensado com baías de águas quentinhas, barreiras de corais na beira da praia e uma sensação de exclusividade que poucos conseguem sentir.

Rio dos Frades, entre Trancoso e a Praia do Espelho (foto: Eduardo Vessoni)

Da Praia do Espelho a Caraíva
(11 km)

No terceiro e último dia desse roteiro no litoral sul da Bahia, a bike dá lugar à uma caminhada que segue até Caraíva, onde as magrelas nem sempre são bem-vindas, devido ao terreno arenoso e trilhas interiores por chão irregular e íngreme.

A sofisticação seletiva da Praia do Espelho vai dando lugar a um cenário mais rústico, em locais como a Praia da Juacema, rio Juacema, Lagoa do Satu e Praia da Barra.

Praia de Juacema, entre Espelho e Caraíva (foto: Eduardo Vessoni)

De Cumuruxatiba a Corumbau
(18 km)

A visita a esses dois distritos do município de Prado, ao lado de Caraíva, já em Porto Seguro, pode ser combinado com passeios no encontro do mar com rio, na Barra do Cahy, onde é possível navegar nos corredores estreitos do rio Caí, passando por manguezais.

Localizada no município de Prado, essa faixa de areia recebeu em 2017 o título de “1ª Praia do Brasil”. De acordo com pesquisadores e historiadores, o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, seria Barra do Cahy, onde a tripulação de Pedro Álvares Cabral fez a primeira parada estratégica por 40 horas antes de chegar em Porto Seguro.

Vista aérea da Barra do Cahy, no sul da Bahia (foto: Divulgação)

SAIBA MAIS: “Barra do Cahy: a primeira praia do Brasil”

Prado
(32 km)

Entre Prado e a vila de Cumuruxatiba, uma estrada simples à beira mar leva visitantes a uma sequência de praias isoladas do extremo sul da Bahia.

São nove praias, aproximadamente, onde o visitante pode chegar de carro ou de bicicleta, passando por faixas de areia, aos pés de falésias coloridas com até 40 metros de altura.

VEJA VÍDEO


De Mangue Seco (BA) a Praia do Saco (SE)

No extremo norte do litoral da Bahia, Mangue Seco divide espaço com a vizinha Praia do Saco, já em Sergipe.

A 220 km de Salvador (BA) e a 80 km de Aracaju (SE), Mangue Seco é o destino pé na areia com melhor infraestrutura e que vive sob as sombras de coqueiros e de Tieta, a personagem de Jorge Amado que deu fama à região.

Já a Praia do Saco vê o encontro de seis rios com o Atlântico e é conhecida pela cenográfica Ilha da Sogra, um banco de areia temporário com 1 km de extensão.

1_dunas mangue seco
Mangue Seco (foto: Eduardo Vessoni)

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*