A nossa viagem de descobertas na maior cidade da América Latina continua no Polo de Ecoturismo de São Paulo, um território de mais de 400 km² que ocupa cerca de 28% do município.
Neste episódio da série ‘SP fica bem aqui´, o Viagem em Pauta não só chegou de um jeito diferente, navegando por um dos mais conhecidos reservatórios de água da cidade, mas também conheceu três opções diferentes de hospedagem em Parelheiros e Marsilac, no extremo sul paulistano.
O Polo de Ecoturismo reúne 120 pequenos empreendedores e quase 600 propriedades rurais de produção orgânica. Aliás, algumas contam inclusive com opção de hospedagem em meio às artes populares, história e, claro, muita Mata Atlântica no quintal, como um sítio em Marsilac, o último bairro no sul da cidade.
VEJA TAMBÉM: “Como é o único parque de aventura da cidade de SP”
Hostel Terceiro Lago
(Parelheiros)
Com pegada de pousada de praia, esse hostel fica no Terceiro Lago, às margens da Guarapiranga e ao lado da Igreja Messiânica do Solo Sagrado, a menos de 50 metros da represa.
“A gente procura proporcionar café da manhã da roça, com produtos típicos da região, geleias, café, queijo, ovo caipira, pão de queijo”, descreve o proprietário Augusto Bat, cujo empreendimento fica a menos de 30 km da avenida Paulista.
O hostel tem oito suítes, com capacidade para 32 pessoas, é equipado com jardim, cozinha e Wi-Fi, e oferece passeios na represa.
SAIBA MAIS
Hostel Terceiro Lago
Rua Ludovíco Roca, 13 – Parque do Terceiro Lago
Tel.: (11) 91221-3581
R$ 120 por pessoa
instagram.com/hostel3lago
Centro Paulus
(Parelheiros)
“A arte faz parte de mim e então, onde eu estou, ela está sempre presente. E desde que eu vim aqui pro Centro Paulus, a gente foi revitalizando tudo isso”, descreve Túlio de Freitas Amaral, mineiro da região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e um dos proprietários desse empreendimento social, onde os ex-funcionários são os atuais donos.
Assim como ele mesmo explica, o Centro Paulus tem 42 anos e foi criado como um centro de hospedagem para cursos, inicialmente, ligados à antroposofia. Atualmente, o local hospeda participantes de diferentes cursos “que sejam bons pro planeta ou para o ser humano”.
“Se precisar de espaço físico, salas, refeições, acomodações, é pra isso que estamos aqui”, completa.
Com jeitão de hotel do interior, o local conta com um bloco maior, apelidado de Paulão, com quartos bem espaçosos, escritório, refeitório, salas de aula, cozinha, ateliê e lareira. No total, são 12 apartamentos e outros oito com opções mais acessíveis e banheiros coletivos no corredor.
SAIBA MAIS
Rua Amaro Alves do Rosário, 102 – Parelheiros
Tel.: (11) 5921-7535 – 5920-8935
Tarifas sob consulta
centropaulus.com.br
VEJA VÍDEO
Sítio Reino Encantado
(Marsilac)
Essa espécie de hotel-fazenda fica no último bairro do extremo sul da cidade de São Paulo, equipado com casa principal, piscina e uma extensa área verde para caminhadas.
Porém, o destaque do terreno é a antiga olaria da década de 1970 que ainda guarda alguns fornos de produção de tijolos da época.
“Iniciamos com a hospedagem para o pessoal que vem de São Paulo ter o gostinho de estar numa área preservada, ter o barulhinho dos pássaros da Mata Atlântica e ter acesso a essa Área de Preservação Ambiental de uma forma prazerosa”, explica a proprietária Patrícia Helfstein.
O local tem três quartos comporta até 12 hóspedes e é alugado em sua totalidade por R$ 1.059 a noite. Reservas podem ser feitas em sites de hospedagem como AirBnb.
LEIA TAMBÉM: “Passeio de trator é atração inusitada na capital paulista”
Seja o primeiro a comentar