Conheça a cidade que nasceu de costas para o mar

O surgimento da terceira cidade mais antiga do Brasil foi de costas para o mar.

Não que faltassem motivos cênicos para encantar portugueses, naquele final de século 16. Mas para defender a nova conquista, a cidade ficaria isolada, por décadas, em área rural, às margens do rio Sanhauá.

A cidade só avançaria em direção ao mar, a partir dos anos 1940, para nunca mais tirar os pés da areia.

Vista aérea de João Pessoa (foto: Cacio Murilo/PBTur)

Em João Pessoa, mais conhecida como Jampa, nem precisa ir muito longe para ter aos pés belas faixas de areia e águas mornas de tons cristalinos. Seu litoral urbano tem 24 quilômetros de orla e abriga praias como Bessa, Manaíra e Tambaú.

Mas não para por aí.

O Litoral Sul da Paraíba é conhecido por praias famosas como Tambaba, a primeira praia de naturismo do Nordeste, no município de Conde. Outro destaque da região é Pitimbu, dona da maior orla de todo o litoral da Paraíba, a 65 quilômetros da capital. Por ali, são 26 quilômetros de faixas de areia, 13 praias e quatro estuários.

Mas é no norte que o visitante encontra alguns dos cenários mais lindos de todo o litoral paraibano.

VEJA VÍDEO

LITORAL NORTE DA PARAÍBA

Com 19 praias, em cinco municípios, a região abriga atrativos como a ilha de Areia Vermelha, um banco arenoso em pleno mar, em Cabedelo.

A 18 km de João Pessoa, a cidade ganhou fama mundial com a Praia do Jacaré, formada pelas águas do rio Paraíba, onde, diariamente, a chegada do pôr do sol é assistida ao som do Bolero de Ravel tocado por Jurandy do Sax, músico que entrou para o Guinness Book.

CONFIRA VÍDEO

Já Mataraca é o último município da Paraíba, onde fica a vila de Barra do Camaratuba, no limite com o Rio Grande do Norte.

É nesse trecho mais isolado do estado que o visitante se surpreende com uma das experiências mais marcantes dessa região com 13 quilômetros de praias: a Trilha do Caranguejo Uçá, entre o manguezal e o mar.

Essa caminhada inusitada começa em águas rasas, segue a correnteza do rio e termina na foz do Camaratuba. Tudo isso sobre boias macarrão que auxiliam em áreas mais profundas.

Dali para frente o esforço é mínimo e quem dita o ritmo é a correnteza daquelas águas calmas.

VEJA VÍDEO

SAIBA MAIS: “Trilha do Caranguejo Uçá é a Paraíba extrema que vai do mangue ao mar”

O litoral norte é também a versão indígena da Paraíba.

A cerca de 90 km de João Pessoa, a região abriga 32 aldeias nos municípios de Baía da Traição, Armação e Rio Tinto, onde cerca de 10 mil indígenas se dedicam à agricultura, à pesca e ao turismo, onde fica uma das opções de hospedagem mais inusitadas daquele estado nordestino.

Esse camping na Baía da Traição é conhecido por suas tradicionais ocas indígenas em frente ao mar, na Aldeia Alto do Tambá.

O Okatu tem nove ocas feitas com palhas de coqueiro, onde cabe até uma barraca, além de contar com estrutura como redes, restaurante e área de apresentações de toré, como é conhecido o ritual sagrado daqueles indígenas.

Okatu Camping (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “Como é o camping em ocas indígenas, na Baía da Traição (PB)”

Também no Litoral Norte da Paraíba, em Cabedelo, a Intermares é uma praia de mar aberto com fortes ondas, mais procurada por surfistas amadores e profissionais, e sede do Projeto Tartarugas Urbanas da ONG Guajiru, cuja faixa de areia é local de desova da tartaruga-de-pente.

LITORAL SUL DA PARAÍBA

Os destaques são a Praia do Amor, conhecida pelo arco natural que separa a faixa de areia em dois setores, e Tambaba, a primeira praia de naturismo do Nordeste, a 25 quilômetros de João Pessoa, na cidade de Conde.

No entanto, um dos cenários mais belos da região é a cenográfica Coqueirinho, uma baía em forma de ferradura que garante praia de águas tranquilas e tem também um pequeno cânion, no canto direito.

Uma trilha a partir do estacionamento dá acesso a uma plataforma natural que garante vista panorâmica da costa paraibana.

Praia de Coqueirinho, no Litoral Sul da Paraíba (foto: Eduardo Vessoni)

LEIA TAMBÉM: “Veja destinos inusitados no Nordeste”

3 Comentários

  1. Até o presente não vir nenhum documentários sobre as prais do municipio de Rio Tinto Pb
    Fica localizada no litoral Norte, entre o município de Lucena PB e Baia da Traíção
    Quais são:
    Praia de Campina
    Praia de Oiteiro
    Praia Lagoa de Praia
    Praia da Barra do Rio Mamanguape
    Muitos não sabiam que Rio Tinto não tinha Praias

    Esta área continua intáctas com natureza exuberântes! Até quando descobrirem! Kkkkkk
    Pois é, agora estrada com asfalto em andamentos da Cidade de Rio Tinto até suas Prais que distância em tornos de 26 km

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*