Onde foi gravado o remake de ‘Renascer’, nova novela das 9

Três décadas depois da exibição original, ‘Renascer’ ganha uma nova versão, na faixa das 21h, na TV Globo.

A história de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), com seus mistérios, dramas, lendas e vinganças, estreia nesta segunda-feira, 22 de janeiro e, assim como em 1993, terá Ilhéus como principal cenário.

Nas roças desse município baiano, a pouco mais de 300 quilômetros ao norte de Porto Seguro, o jovem José Inocêncio constrói um império do cacau, mas tem uma relação difícil com o filho caçula, João Pedro (Juan Paiva), desde seu nascimento.

foto: TV Globo/Divulgação

Além da dupla protagonista, o elenco terá também Juliana Paes, Sophie Charlotte, Maria Fernanda Cândido, Antônio Calloni, Vladimir Brichta, Irandhir Santos, Enrique Diaz, Almir e Gabriel Sater, entre outros artistas.

Baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa e com direção artística de Gustavo Fernandez, o remake foi escrito por Bruno Luperi, neto do autor da obra original, responsável pela última versão de Pantanal.

Ilhéus

As gravações na cidade começaram em outubro do ano passado e duraram três semanas, quando cerca de 200 profissionais registraram as cenas que serão vistas nas duas fases da novela.

Entre os endereços escolhidos para ambientar o enredo estão o centro histórico de Ilhéus, como o tradicional restaurante Vesúvio e a Casa de Cultura Jorge Amado.

Inaugurado em 1919, o restaurante Vesúvio é um dos estabelecimentos mais antigos da cidade e ficou famoso pelo romance entre os personagens Nacib e Gabriela, na obra ‘Gabriela, Cravo e Canela’, de Jorge Amado.

Casa de Cultura Jorge Amado (foto: Prefeitura de Ilhéus)

Outro endereço central que estará na trama é a Casa de Cultura Jorge Amado, palacete do final da década de 1920, onde o escritor baiano passou a infância e a adolescência, atualmente, um centro cultural com acervo com roupas e fotografias.

Em uma área de 600 m², a construção em estilo neoclássico tem cinco metros de pé direito, piso de jacarandá e azulejos ingleses na varanda.

SAIBA MAIS: “Globo divulga cenas do remake de ‘Renascer’”

Parque Estadual dos Três Picos
(Cachoeira de Macacu, Rio de Janeiro)

Esse parque na região serrana do Rio de Janeiro, que abrange outros municípios como Teresópolis e Nova Friburgo, é cenário de um dos momentos mais emblemáticos de ‘Renascer’.

Foi ali que o ator Humberto Carrão gravou a cena da primeira fase da novela, em que seu personagem José Inocêncio faz um juramento, fincando seu facão aos pés de um jequitibá-rei.

“Enquanto o meu facão estiver encravado aos seus pés, nem eu nem você haveremos de morrer… nem de morte matada… nem de morte morrida!”, promete o personagem.

A sequência foi dirigida por Gustavo Fernandez, diretor artístico, e estará logo no capítulo de estreia.

foto: Fábio Rocha/Globo

Fazenda Primavera
(Ilhéus, Bahia)

Assim como na versão de 1993, essa fazenda no sul da Bahia volta a ser protagonista.

Conhecida também como Fazenda Renascer, essa propriedade histórica que abrigou os personagens de Antônio Fagundes, Marcos Palmeira e Adriana Esteves, na primeira versão da novela, está sob administração da mesma família, desde o início do século XIX.

Após o devastador ataque da praga vassoura-de-bruxa nas plantações de cacau, nos anos 1980, a fazenda passou a focar em atividades turísticas e, atualmente, tem no turismo rural uma de suas principais fontes de renda, com atividades como visita guiada e passeio de charrete.

Aliás, a doença será um pé no sapato (ou seria na bota?) da personagem inédita Cândida, interpretada pela atriz Maria Fernanda Cândido, que volta às novelas.

foto: Prefeitura de Ilhéus/Reprodução

Na primeira fase da trama, a atriz interpretará essa viúva e proprietária de uma fazenda à beira da falência devido à praga que destruiu plantações de cacau. Sua personagem acolherá o jovem José Inocêncio (Humberto Carrão), quando este for deixado em sua propriedade entre a vida e a morte pelo “turco” Rachid (Gabriel Sater), antes de dar início a seu império.

Já em Uruçuca foram gravadas as cenas nas plantações de José Inocêncio (Marcos Palmeira), na segunda fase da novela, com os atores Juan Paiva, Theresa Fonseca, Jackson Antunes, Samantha Jones, Xamã, Marcello Melo Jr e Rodrigo Simas.


As sequências foram feitas numa locação que adota a cabruca, técnica de manejo e plantio do cacau, e o sistema agroflorestal para a produção de cacau, que consiste em diferentes espécies vegetais na mesma área e contribui para o meio ambiente.

Em nota, a TV Globo informou que, diferentemente da primeira versão, o remake trará outras maneiras de manejo do cacau, “mais focado no cuidado com a terra e o meio ambiente, além de novas formas para se obter produtos mais requintados a partir do cacau”.

Lagoa Encantada
(34 km de Ilhéus)

O setor rural de Ilhéus viu passar artistas como Humberto Carrão, Duda Santos, Adanilo, Evaldo Macarrão, Antonio Calloni e Enrique Diaz, que interpretam personagens da primeira fase da trama, além de Edvana Carvalho, a Inácia, nas duas fases.

Um dos destaques é a Lagoa Encantada, um grande espelho d’água de 15 km², uma Área de Proteção Ambiental conhecida por suas ilhas flutuantes.

Outro cenário foi a cachoeira Véu da Noiva, que também conta a história do jovem José Inocêncio e de seus companheiros Deocleciano (Adanilo) e Jupará (Evaldo Macarrão) com o carregamento das sacas de cacau.

SAIBA MAIS: “Conheça elenco do remake de ‘Renascer'”

Bahia carioca

Apesar de ter cenas iniciais gravadas na Terra do Cacau, como Ilhéus é conhecida, a trama se desenvolverá com gravações em cidades cenográficas, no Rio de Janeiro, e em outras duas viagens que a produção deve fazer, na Bahia.

“Um trabalho que enriquece a nossa história e apresenta novamente ao Brasil e ao mundo, através das telinhas, todas as belezas da terra do cacau e do chocolate”, disse em nota o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.

Assinada por Fábio Rangel, a cenografia de ‘Renascer’ contará com três cidades cenográficas nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

A primeira, com três mil m², representará a seda da Fazenda Jequitibá Rei, a segunda (2.100 m²) será um anexo da sede e local de trabalho com o cacau, incluindo as barcaças, que são estruturas de madeira para a secagem do cacau.

Uma terceira cidade cenográfica de 6.400 m² reproduzirá um vilarejo de Ilhéus, onde ficarão a venda de Norberto (Matheus Nachtergaele) e a famosa casa de Jacutinga, cenário de Juliana Paes.

Conforme informou a seção Play, na edição de 19 de janeiro, no jornal O Globo, a produção encomendou uma tonelada de cacau, aproximadamente, levada em caminhões para as cenas gravadas nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

foto: Divulgação

Novela no ar

Entre as ações de promoção de ‘Renascer’, a TV Globo mandou adesivar três personagens da trama, em um Embraer E1 da frota da Azul. Nos próximos três meses da campanha, os personagens José Inocêncio (Marcos Palmeira), Mariana (Theresa Fonseca) e João Pedro (Juan Paiva) voarão em rotas domésticas da companhia aérea.

Além da adesivação, essa ação inédita, segundo Eduardo Pinto, analista de Marketing do canal, terá também uma experiência imersiva a bordo, com imagens e cenários em alusão à novela na parte interna do Embraer, como no compartimento de bagagens e nos banheiros.


CONHEÇA O ELENCO DE ‘RENASCER’

  • Renascer
  • Renascer
  • Renascer
  • Renascer
  • Renascer
  • Institucional
  • Renascer
  • Renascer
  • Renascer

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*