3 chapadas incríveis no Brasil

Em geografia, o conceito de chapada se refere a áreas de grande extensão com topo plano que terminam em escarpas.

Encontradas em regiões do Brasil como o Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, são conhecidas também pelo turismo em contato com a natureza, com grande oferta de cachoeiras e trilhas de diversas extensões e graus de dificuldade.

Em outras palavras, é tudo o que você merece para tempos de temperaturas elevadas.

foto: Eduardo Vessoni

Neste post, você conhece chapadas por onde o Viagem em Pauta passou, nos últimos anos, como a impactante Chapada das Meses, destino na região sul do Maranhão, conhecido como o ‘Paraíso das Águas’.

Na seleção abaixo, você conhece também as chapadas dos Veadeiros, região de Goiás que abrange cinco municípios, e a dos Guimarães, a menor do Brasil.

Já no site do Viagem em Pauta (viagemempauta.com.br), você encontra também dicas de atrações imperdíveis em cada uma delas.



Chapadas incríveis no Brasil

Chapada dos Guimarães
Mato Grosso

A menor chapada do país se agiganta em uma sequência de mais de 150 quilômetros ininterruptos de paredões de arenito que abraçam a região em forma de muralhas imponentes.

Trilhas de todos os níveis e rios de águas cristalinas com acesso restrito de visitantes são alguns dos atrativos desse destino, a 70 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso.

LEIA TAMBÉM: “3 passeios imperdíveis na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso”


Chapada dos Veadeiros
Goiás

São tantas atrações que nem sempre cabem na mesma viagem.

Essa chapada a 220 km de Brasília, tem trilhas autoguiadas, piscinas naturais de borda infinita e uma das cachoeiras mais altas do Brasil, com 187 metros de altura.

A Região Turística da Chapada dos Veadeiros é formada por cinco municípios: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Colinas do Sul e São João d’Aliança.

SAIBA MAIS“Guia da Chapada dos Veadeiros”

Chapada das Mesas
Maranhão

Essa chapada formada por 10 municípios é para se molhar. 

No Paraíso das Águas, a 220 km de Imperatriz, tem cerca de 89 cachoeiras oficiais (13 delas só em área de parque nacional), 22 rios perenes e mais de 400 nascentes.

Por ali, as opções de passeio vão de trilhas fáceis até cachoeiras potentes a atividades de aventura, como a tirolesa de 1.400 metros de extensão.

SAIBA MAIS: “Destinos nacionais que os brasileiros (ainda) não conhecem”


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*