A partir do próximo dia 1º de maio, o Museu de Arte Brasileira da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) abriga o Desafio Salvador Dalí, mostra dedicada ao mundo surrealista desse multiartista espanhol.
O público poderá circular por seis salas temáticas com mais de 100 conteúdos trazidos diretamente da Espanha, sob supervisão da Fundação Gala-Salvador Dalí e apresentada em linguagem contemporânea e acessível.
Uma das atrações é o áudio-relato incluso no ingresso, em formato de podcast e ativado pelo celular com um código QR no dia da visita.
LEIA TAMBÉM: “Museu da Língua Portuguesa terá clube de leitura só com autores negros”
Conheça as salas da mostra Desafio Salvador Dalí
Descobrindo Dalí
Aborda a evolução da trajetória pessoal e artística de Dalí, em paralelo à história do século XX que tanto o influenciou, e conta com grandes paredes retroiluminadas que permitem ao visitante ver as obras ampliadas.
Dalí Poliédrico
Espaço dedicado às ilustrações do artista, em clássicos da literatura, como Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, bem como suas cenografias originais desenvolvidas para teatro e cinema, em obras de Luis Buñuel e Alfred Hitchcock, por exemplo.
A sala abriga também a ourivesaria que deu origem a coleções de jóias, à direção de arte e ao protagonismo para campanhas publicitárias disruptivas.
Ateliê Daliniano
O principal ateliê do artista é recriado em um espaço como o existente na Casa-Museu Salvador Dalí, em Port Lligat, no litoral da Catalunha, na Espanha.
O ambiente compreende a influência do ateliê em seus principais trabalhos, como El Cristo, os retratos de sua esposa Gala – inúmeras vezes representada em todas as fases do artista – , e grandes obras como El Descubrimiento de América.
VEJA TAMBÉM: “Como é a Rota dos Contos de Fadas, na Alemanha”
Surrealismo
Inserção sensorial nos quadros mais representativos da obra de Dalí, onde o público poderá interagir com as possibilidades sonhadas pelo artista.
Imagens de Dupla Interpretação e Estereoscopia
Com recursos de iluminação especial e óculos 3D em parte do percurso, as experiências estéticas e científicas do artista com o mundo imagético levarão o público a refletir sobre como os caminhos da arte podem influenciar, subverter ou apenas agradar aos sentidos humanos.
A Inspiração de Salvador Dalí
A visita termina com esse conteúdo audiovisual com oito minutos de duração, em realidade virtual, com trilha sonora especialmente composta para a mostra, possibilitando através da computação gráfica a percepção de detalhes que durante anos foram invisíveis inclusive aos maiores críticos de arte e especialistas na obra do pintor.
SAIBA MAIS
Desafio Salvador Dalí
MAB FAAP (Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo)
De 1º de maio a 30 de junho de 2024 (de terça a domingo, das 10h às 21h)
R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia-entrada)
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do museu (sem cobrança de taxa de conveniência) ou pelo site salvadordalisp.com.br
LEIA TAMBÉM: “Contos dos Irmãos Grimm ganham anime macabro, na Netflix”
Seja o primeiro a comentar