A 115 quilômetros da capital paulista, no topo da Serra do Mar, o Parque das Neblinas tem 530 nascentes. Mas basta um só rio para se convencer de que o Neblinas, entre Mogi das Cruzes e Bertioga, é uma das áreas verdes mais lindas de São Paulo.
É no Itatinga que acontece a cenográfica canoagem nas águas tranquilas desse rio que nasce dentro do parque, corta a Serra do Mar e segue em direção a Bertioga, no litoral paulista.
“O grande brilho do Rio Itatinga é essa calmaria, que vira esse espelho, e a água cristalina que você vê o fundo”, descreve o guia Mateus Frias Botelho, quem lembra também que a experiência é mais contemplação do que adrenalina.
SAIBA MAIS: “O que fazer no Parque das Neblinas”
A atividade tem cerca de um quilômetro de extensão e passa por áreas isoladas e pequenas corredeiras, muitas vezes chamadas de cachoeiras. O local conta também com roteiros mais longos, como o que o visitante percorre três quilômetros do Rio Itatinga, em meio à floresta.
A bordo de caiaques infláveis, a gente até esquece que São Paulo fica logo ali, a pouco mais de 100 quilômetros de distância.
VEJA VÍDEO DA CANOAGEM
LEIA TAMBÉM: “Como é o único parque de aventura da cidade de SP”
Seja o primeiro a comentar