Não tem como negar, nos últimos anos, o turismo no Tocantins se resumiu a um único destino: o Jalapão.
Mas o estado mais jovem do Brasil vai muito além das dunas e dos fervedouros, e recebe viajantes com um mundo de cachoeiras, a poucos quilômetros da capital: o distrito de Taquaruçu.
Localizado a 30 km de Palmas, esse destino serrano tem cerca de 80 cachoeiras catalogadas, a maioria delas em terreno particular, acessada por trilhas abertas para visitação, e com quedas d’água que variam de 25 a 70 metros de altura, geralmente, com piscinas naturais para banho.
Na Cachoeira do Evilson, uma das principais da região, o cenário inclui trechos de cerrado, caatinga e até árvores gigantes amazônicas com mais de 300 anos de idade.
A trilha de nível fácil dura cerca de 10 minutos até o poço que se forma aos pés da cachoeira.
Mais exigente, a trilha de 1,5 km de extensão por mata fechada leva até outras duas cachoeiras: Escorrega Macaco e Roncadeira, com 50 e 70 metros de queda, respectivamente.
A escada íngreme com 143 degraus chega a desestimular, mas a trilha auto-indicativa que se segue vai provando que cada degrau vencido é recompensado por paisagens improváveis para o árido centro do Brasil.
Em ambas, é possível praticar rapel negativo (quando não há ponto de apoio para os pés), cujo serviço pode ser contratado em agências de Palmas.
Prepare-se
A melhor época para visitar a região é durante a estação seca, de maio a setembro, quando as estradas estão em melhores condições de trânsito e não há riscos de chuvas fortes.
LEIA TAMBÉM: “Destinos brasileiros para quem gosta de cachoeira”
Seja o primeiro a comentar