Estrada cenográfica conecta Prado e Cumuruxatiba, no sul da Bahia

Para chegar ao distrito de Cumuruxatiba, existem duas opções: a longa e a curta. E, para saber qual é o melhor caminho, tudo depende do cenário que você vai querer ver do lado de fora.

Cumuru, como o destino também é conhecido, é considerado um dos últimos litorais intactos da Bahia, algo entre a urbanidade de Prado e o rústico de Corumbaú, povoado de pescadores que também fica nesse município do sul baiano.

Praia da Viçosa, em Prado (foto: Eduardo Vessoni)


Como chegar em Cumuruxatiba

Entre Prado e a vila de Cumuruxatiba, a cerca de 200 km de Porto Seguro, esse estrada simples beira-mar tem 32 km de extensão que levam visitantes a uma sequência de nove praias isoladas e com nomes sugestivos, como Paixão e Segredo, no extremo sul da Bahia.

O cenário é quase sempre o mesmo e, ainda assim, a gente não se cansa de ver a sequência de faixas de areia com acessos escondidos, recortadas por falésias de até 40 metros, mar de águas calmas e até um córrego que despenca do alto de uma falésia, na praia do Tororão.

Praia do Moreira, em Cumuru (foto: Eduardo Vessoni)

LEIA TAMBÉM: “6 roteiros imperdíveis na Bahia”

O roteiro também pode ser feito a pé ou de bicicleta, de acordo com a maré, em uma caminhada pelas praias e com pouco variação de altitude, sobretudo nos setores interrompidos por falésias.

Valem lembrar, porém, que essa estrada rústica não é recomendada em dias de chuva.

Já a viagem pela estrada principal (BA-001), entre Prado e Cumuruxatiba, é a opção mais longa e com maior segurança, devido ao asfaltamento em alguns trechos da via.

VEJA VÍDEO

LEIA TAMBÉM: “Estradas cenográficas para viajar no Brasil”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*