Criada para celebrar a virada do milênio, a London Eye, roda-gigante de Londres, na Inglaterra, completa 25 anos.
A 135 metros de altura, o equivalente a 64 cabines telefônicas vermelhas empilhadas, o equipamento é considerado o mais alto do gênero, em todo o mundo, e já divide a paisagem londrina com outros ícones da cidade como o Big Ben e o Palácio de Buckingham.
Curiosamente, a roda-gigante projetada pelo casal de arquitetos David Marks e Julia Barfield era para ser uma atração londrina temporária, mas segue firme no mesmo endereço, às margens do Rio Tâmisa. Só para ter uma ideia do sucesso, desde sua inauguração em 9 de março de 2000, o local já assistiu mais de cinco mil pedidos de casamento (bom, pelo menos, até onde eles ficaram sabendo).

Veja curiosidades da roda-gigante de Londres
Com suas “pernas” de sustentação em forma de A, o equipamento tem design que se assemelha a uma roda de bicicleta gigante e uma circunferência de 424 metros. Para isso, foram necessários cerca de 1.700 toneladas de aço britânico na construção da London Eye, que levou sete anos para ser concluída.
O brinquedo tem 32 cabines climatizadas, uma para cada um dos bairros da capital inglesa e com um peso de 11 toneladas, capaz de transportar 800 pessoas por rotação, que dura 30 minutos. Porém, a numeração delas vai até o 33, para evitar o temido número 13.
E por falar em rotação, em um ano, a London Eye roda 7.668 vezes, o equivalente à distância entre Londres e o Cairo, no Egito.
Em dias de céu claro, algo não tão comum em se tratando da capital da Inglaterra, a visibilidade é de até 40 quilômetros de distância, chegando ao Castelo de Windsor.

SAIBA MAIS
London Eye
Riverside Building – County Hall – Westminster Bridge Road
De seg. a qui. das 10h às 18h; de sex. a dom. das 10h às 20h30
Ingresso a partir de £29 (R$ 213,29, aproximadamente)
A roda-gigante conta também com diversos serviços exclusivos, como serviço de champagne a bordo (a partir de £62 por pessoa) , o tradicional chá da tarde no Eye Lounge Bar (a partir de £49 por pessoa) e até uma cabine inteira só para você, com capacidade para até 25 pessoas (a partir de £850 por cabine, o equivalente a R$ 6.257).
LEIA TAMBÉM: “Paraquedistas fazem voo inédito em ponte de Londres”
Seja o primeiro a comentar