Considerada um dos 10 roteiros ferroviários mais espetaculares do mundo, o passeio turístico de trem entre Curitiba e Morretes, no Paraná, é uma das poucas opções do gênero no Brasil.
A experiência sobre trilhos acontece ao longo de 110 km da estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, um marco da engenharia nacional com 13 túneis escavados em rochas e mais de 40 pontes.
O percurso de 4h15, aproximadamente, é feito em vagões de diferentes classes, como os equipados com varanda panorâmica, decoração inspirada nos anos 30 e até para quem vai com pets.
Porém, uma das curiosidades desse projeto ousado é a sua autoria.
O trajeto que risca a Serra do Mar, apresentado ao imperador D. Pedro II, inicialmente, para ligar Curitiba a Antonina, no litoral norte do Paraná, é de autoria dos irmãos André Antônio Rebouças, considerados os primeiros engenheiros negros formados no Brasil.

SAIBA MAIS: “O que fazer em Morretes, no Paraná”
Passeio turístico de trem
BOVE
É considerado o primeiro vagão pet friendly do Brasil, com espaço para os animais seguirem na viagem com seus tutores. Conta também com varanda, na parte central, serviço de bordo, guia de turismo e água e 1 kit biscoito para os pets.
IMPERIAL
Esse vagão é a versão nostálgica e de luxo da viagem, cuja decoração interna remete aos anos 1930, com suas mesas, cadeiras, lustres e luminárias em estilo retrô.
Todos os carros dessa categoria incluem serviço de bordo com lanche, bebidas à vontade (água, suco, refrigerante e cerveja) e guia de turismo (bilíngue, sob demanda) durante o trajeto.
BARÃO DO SERRO AZUL
Este vagão em homenagem ao Barão do Serro Azul é conhecido pela varanda panorâmica na cauda do trem, com vista para a Serra do Mar.
Já seu interior tem amplas janelas e mesas para até quatro pessoas.

CAMAROTE
Tem cabines exclusivas que comportam até quatro pessoas e uma decoração clássica, que remete ao início do século passado.
Esses vagões também contam com serviço de bordo com lanche, bebidas à vontade (água, suco, refrigerante e cerveja) e guia de turismo (bilíngue, sob demanda) durante o trajeto.
GUARDIÕES DO MARUMBI
Esse vagão inaugurado em 2021 é uma homenagem aos grandes nomes do montanhismo do Paraná, cuja varanda central traz referências à Serra do Mar Paranaense.
Todos os detalhes remetem à conexão que os atletas criaram com a natureza do Paraná, com detalhes únicos que ajudam a contar a história do montanhismo da região.
Todos os vagões da Categoria Boutique incluem serviço de bordo com lanche, bebidas à vontade (água, suco, refrigerante e cerveja) e guia de turismo (bilíngue, sob demanda) durante o trajeto.
CARMEN SILVA
Em homenagem à paratleta paranaense Carmen Silva Santos, esse vagão foi totalmente adaptado para pessoas com diferentes tipos de necessidades especiais, além de contar com experiência sensorial em uma varanda em contato com a natureza.
SAIBA MAIS
Serra Verde Express
Quando: O trem funciona de sexta a domingo e parte às 8h30 da Estação Rodoferroviária de Curitiba com direção a Morretes. O retorno, que também pode ser feito de van, é às 15h, na Estação Rodoferroviária de Morretes e tem como destino final a capital paranaense.
Valor: A partir de R$ 199 por pessoa.
serraverdeexpress.com.br
Seja o primeiro a comentar