Astroturismo: destinos no Brasil para explorar o universo

Astroturismo é a modalidade turística em que o destino é o céu. Ou melhor, sua contemplação, em meio a paisagens naturais longe da agitação urbana.

Em outras palavras, é como trocar as luzes das cidades pelo brilho genuíno das estrelas.

De acordo com a Revista Tendências do Turismo 2025, elaborada pelo Ministério do Turismo e peela Embratur, o astroturismo desponta como uma das principais apostas do setor nos próximos anos, incluindo a busca por destinos com baixa poluição luminosa, ideais para observar chuvas de meteoros, constelações, eclipses e alinhamentos planetários.

Confira alguns destinos brasileiros para observar o universo:

foto: Márcio Cabral/Divulgação

Santa Maria Madalena
Rio de Janeiro

A “Cidade das Estrelas” abriga o primeiro Parque de Céu Escuro da América Latina, no Parque Estadual do Desengano. O local possui certificação internacional e infraestrutura especializada para observadores do céu.

Chapada Diamantina
Bahia

A beleza natural da região também tem noites perfeitas para a contemplação astronômica, sobretudo, para quem faz trilha com pernoites em áreas mais afastadas dos centros urbanos.

Serra da Canastra
Minas Gerais

A região conta com hospedagens que promovem atividades voltadas à observação do céu, como workshops de astrofotografia.

Alto Paraíso de Goiás
Goiás

Na Chapada dos Veadeiros, o céu límpido e a energia mística atraem turistas em busca de conexão profunda com o universo. Foi lá, por exemplo, que o fotógrafo brasiliense Márcio Cabral ganhou o primeiro lugar no Nature’s Best Photography International Awards.

Cabral é o autor da foto que abre este texto, Fireworks, em que capturou uma florada de paelapanthus, conhecida também como chuveirinho, durante o nascer do sol.

SAIBA MAIS: “Fotógrafo de Brasília é único brasileiro em prêmio internacional de fotografia”

Pampa Gaúcho
Rio Grande do Sul

As planícies do Sul oferecem um cenário ideal à observação do céu, com fazendas que promovem experiências astronômicas.

Para uma experiência educativa, o MTur sugere o Planetário Luiz Cruls, em Brasília (DF), equipamento com entrada gratuita, visitas guiadas e sessões de filmes sobre astronomia.

O ministério aposta também no astroturismo em destino como Atibaia (SP), Paranaguá (PR), Itajubá (MG), Caraíva (BA) e Novo Hamburgo (RS), “todos com características ideais para quem deseja vivenciar o cosmos com os pés no chão”.

foto: Márcio Cabral

Prepare-se para o astroturismo

  • Antes de mais nada, é preciso definir o destino certo, preparar os equipamentos e deixar-se guiar pelas estrela. Afinal, quando se trata de astroturismo, o céu não é o limite, mas um convite para explorar novos horizontes. Porém, é preciso fica atento a alguns detalhes.
  • Áreas urbanas dificultam a visualização de fenômenos astronômicos. Por isso, escolha locais com pouca luz artificial, como parques nacionais e reservas de céus escuros.
  • Locais de altitude elevada ou com temperaturas mais baixas são passíveis de situações climáticas inesperadas. Roupas adequadas fazem a diferença.
  • Para capturar a beleza do céu, leve equipamentos como binóculos, telescópios compactos e câmeras com lentes de longa exposição.
  • Aplicativos como Sky Guide e Star Walk facilitam a localização de constelações e o acompanhamento dos melhores horários para observação.

Essas e outras dicas você encontra na matéria que o Viagem em Pauta fez Dan Zafra, uma espécie de caçador de Via Láctea e criador do concurso o Milky Way Photographer of the Year (“Fotógrafo da Via Láctea do Ano”, em tradução literal para o português).

Dan avisa também que o ideal é evitar registros em noites nubladas ou com muita luz lunar. Segundo Dan, a melhor época para observar esse rastro no céu é durante a semana da Lua Nova, sobretudo entre meia-noite e 5 da manhã.

“Night under the Baobab Trees”, foto de Steffi Liebermann que ficou entre os finalistas de 2023 Milky Way Photographer of the Year

SAIBA MAIS: “Concurso de astrofotografia tem imagem inédita da Terra”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*