Pelos últimos números divulgados por órgãos oficiais, o brasileiro voltou a viajar de avião.
Segundo o Ministério do Turismo, só no último feriado do dia 2 de novembro, mais de 3,5 milhões de passageiros passaram pelor aeroportos brasileiros, um aumento de 29,6% em relação ao feriado anterior, em 12 de outubro.
O número é o equivalente a todo o mês de setembro no GRU, quando o Aeroporto Internacional de São Paulo recebeu 22,9 mil pousos e decolagens, movimentando cerca de 3,5 milhões de passageiros.
Em um evento em Brasília, no último dia 25 de outubro, o ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentou a nova malha aérea regular da próxima alta temporada no Brasil, que durante o verão terá 94 novos voos (81 nacionais e 13 ligando destinos internacionais ao Brasil), operados pelas companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass.
De acordo com a Agência de Notícias do Mtur, em nota enviada ao Viagem em Pauta, os novos voos vão ligar principalmente destinos da região Nordeste e Sudeste, com destaque para os estados da Bahia, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, entre outros.
“Este é mais um resultado da parceria do poder público com a iniciativa privada no sentido de proporcionar que mais brasileiros cheguem a destinos nacionais”, destacou Sabino.
Na Azul por exemplo, o Nordeste contará com 52% dos voos extras divulgados pela empresa, o equivalente a 1.419 para cidades da região, entre 15 de dezembro de 2023 e 4 de fevereiro de 2024.
Já a alta temporada da GOL, que vai de dezembro de 2023 a março de 2024, terá nada menos que 3.500 voos disponíveis aos passageiros da América do Sul.
E as novidades no setor aéreo não param.
NOVIDADES DAS COMPANHIAS AÉREAS NO BRASIL
VEJA TAMBÉM: “Manaus é eleita uma das melhores cidades para visitar em 2024”
AZUL
(BH – Salinas)
A partir de 6 de dezembro, começa a operar a rota entre Belo Horizonte e Salinas, às segundas, quartas e sextas-feiras, em aeronaves Cessna Grand Caravan para até nove passageiros.
De BH, o voo parte às 8h45 e tem pouso previsto às 10h25. No sentido contrário, a partida de Salinas é às 10h55 e chegada na capital mineira, às 12h35.
AZUL
(Guarulhos – Araxá)
Em parceria com o Grande Hotel Termas de Araxá, a empresa começará a operar esse voo de pouco mais de 1h, às segundas e sextas, em aeronave Embraer E1 para até 118 passageiros.
De Guarulhos, o voo parte às 13h15 e tem pouso em Araxá previsto para às 14h35. No sentido contrário, a decolagem é às 15h15 e e chegada em São Paulo às 16h35.
AZUL
(Linhares/ES)
A partir de 4 de dezembro, começa a operar a rota entre o novo Aeroporto de Linhares, no Espírito Santo, e Confins, em Minas Gerais.
Os voos diários no Cessna Grand Caravan decolam de Confins às 12h50 e pousam em Linhares, às 14h30. No sentido contrário, partem de Linhares, às 14h55, e aterrissam às 16h35 em solo mineiro.
LEIA TAMBÉM: “Estrada Real é declarada monumento nacional”
LATAM
(Brasil)
Na alta temporada, a companhia promete também rotas do Rio de Janeiro (RJ) para Manaus (AM), Natal (RN) e Recife (PE); e de Porto Velho (RO) para Manaus (AM).
LATAM
(Sinop – Guarulhos)
Desde 1º de novembro, essa nova operação conecta, diretamente, o norte do Mato Grosso a Guarulhos.
Com duração média de 2h30, o voo Sinop – São Paulo é operado quatro vezes por semana, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 3h10 (hora local), com chegada em Guarulhos prevista para às 5h40 (hora local).
No sentido inverso, parte de São Paulo/Guarulhos às terças, quintas, sábados e domingos às 22h25 (hora local), com chegada prevista a Sinop às 0h55 (hora local).
LATAM
(Florianópolis – Santiago)
No último dia 1º/11, a aérea inaugurou sua sexta rota entre Brasil e Chile, que pela primeira vez será regular, e não mais somente durante a alta temporada de fim de ano.
O novo voo é operado diariamente e tem duração média de 3h46.
O novo voo decola de Florianópolis às 17h30 (hora local) de segunda, terça, quinta e domingo, e às 14h25 (hora local) nos demais dias da semana. Em Santiago, decola às 13h19 (hora local) de segunda, terça, quinta e domingo, e às 10h14 (hora local) nos demais dias da semana.
LATAM
(Ilha de Páscoa)
Depois de quase quatro anos suspensos pela pandemia, os voos entre Santiago, capital chilena, e a Ilha de Páscoa voltaram a ser diários.
O voo LA 841 sai de Santiago, diariamente, às 9h40, e tem pouso previsto na Ilha de Páscoa, às 13h10 (horário local). Já o voo de volta decola todos os dias, às 15h05, e chega na capital chilena, às 21h40 (horários locais). SAIBA MAIS
LATAM
(São Paulo – Cuba)
Saindo do aeroporto de Guarulhos, o voo em aeronave Airbus A319 terá conexão em Lima, no Peru, e deverá durar cerca de 13 horas.
A rota começou a ser operada no último dia 29 de outubro e terá quatro voos semanais. SAIBA MAIS
GOL
(Argentina)
A alta temporada contará com até três voos diários adicionais, entre Florianópolis e Buenos Aires (Ezeiza/Argentina), totalizando quatro frequências diárias entre as capitais catarinense e argentina.
Durante o verão, entre 2 de janeiro e 14 de fevereiro, Brasília terá também voos sazonais para Buenos Aires: serão quatro frequências semanais de ida e volta para o aeroporto de Ezeiza.
Já o litoral do Nordeste brasileiro terá até 21 voos semanais para Buenos Aires, com duas frequências semanais entre a capital argentina e os aeroportos de Fortaleza, Recife, Natal e Maceió.
Na Bahia, além das três frequências semanais para Salvador, o estado receberá, a partir de 16 de dezembro, o novo voo de Buenos Aires para Porto Seguro.
Outra novidade é a nova rota sazonal, de 16 de dezembro de 2023 a 18 de fevereiro de 2024, que conectará Belo Horizonte/Confins e Buenos Aires/Ezeiza, em um voo semanal aos sábados, saindo de Confins, e retorno da Argentina, aos domingos.
LEIA TAMBÉM: “GOL lança avião das Tartarugas Ninja”
FLYBONDI
(Argentina)
A primeira aérea de baixo custo da Argentina retomou, em setembro, a rota Buenos Aires-Florianópolis, aos domingos e quartas. Em dezembro, o voo entre as duas cidades será diário.
Em dezembro, o Rio de Janeiro passa a contar com três voos diários para Buenos Aires, além de São Paulo, que segue com voos para a capital argentina todos os dias da semana.
SOUTH AFRICAN AIRWAYS
(África do Sul)
Depois de quase três anos sem voos diretos para o Brasil, a SAA volta a voar para São Paulo, duas vezes por semana.
No final do outubro foi a estreia da rota entre a Cidade do Cabo e Guarulhos (SP). Já no dia 6 de novembro, será a vez da volta do conveniente voo de Johannesburgo para o Aeroporto Internacional de São Paulo.
LEIA TAMBÉM: “Saiba como é um safári na África do Sul”
Seja o primeiro a comentar