Confira dicas de livros para crianças jurássicas e das galáxias

“Astronauta, cosmonauta, taikonauta, espaçonauta, várias palavras pra dizer o que tanta criança quer ser”

trecho do livro “ABCDEspaço”
Deessa vez, as sugestões de livros até têm o clássico “Era uma vez…”, mas sem essa de fábulas com reis, princesas e bicho que fala.

Em tempos de criança, forçadamente, em casa, a viagem vai ser com esta seleção de obras que têm o espaço e o mundo dos dinossauros como temas.

VEJA WEB STORIES

LEIA TAMBÉM: “10 livros para crianças que gostam de viajar”

E se nem todas as letras do alfabeto dão conta de descrever a dimensão do universo, a dupla Celina Bodenmüller e Luiz E. Anelli consegue abordar o assunto de forma leve e poética para os pequenos viajantes, em “ABCDEspaço” (editora Peirópolis).

Assim, desde cedo, as crianças crescem vacinadas contra balelas como a de que a Terra é plana e a ciência, algo menor.

“A ciência oferece a todos um tipo de salvação, libertando-nos da ignorância e do tédio”, descreve Luiz Anelli, escritor e pesquisador do Instituto de Geociências da USP.

“ABCDEspaço” é um abecedário poético, cujas belas ilustrações de Graziella Mattar acompanham textos informativos sobre temas como Big Bang, cometas e zona habitável.

Tudo do jeito que um livro infantil deve ser: direto, lúdico e inteligente.

Assim como explica Celina Bodenmuller, é um livro de lembranças deliciosas, como astronauta que pula na Lua e cachorrinha que viaja em nave espacial.

“[Escrevi este livro] porque amo a vida e toda as maravilhas que ela nos oferece, como o espaço infinito e seus mistérios”, diz a coautora.

VEJA TAMBÉM: “Livro infantil bilíngue, em português e xhosa, é viagem pela África do Sul”

Livros para crianças jurássicas

Se tem um assunto que faz criança esquecer o mundo lá fora, esse é o universo dos dinossauros.

Celina e Luiz assinam também, com poesia e conteúdo infantil inteligente, o “ABCDinos”, publicado também pela Peirópolis, um dicionário com ilustrações e detalhes de cenários da pré-história. Sem subestimar o pequeno leitor, cada letra do abecedário jurássico do livro reúne poesia, desenho e curiosidades para crianças em fase de alfabetização.

Para os maiores, Luiz Anelli, que também é paleontólogo e organizador da exposição Dinos na Oca, no Ibirapuera (SP), assina ainda “Dinos do Brasil” e o recém lançado “Novos Dinos do Brasil”.

E para provar de vez que o mundo jurássico vai muito além do tiranosauro rex, o autor reuniu 47 dinos encontrados no Brasil, do Maranhão ao Rio Grande do Sul, cada um deles com uma ficha completa daqueles gigantes pré-históricos.

“No mundo inteiro, os dinossauros são celebrados como obra de arte. Nossa pré-história é um patrimônio cultural do Brasil”, descreve Anelli durante lançamento virtual na Bienal do Livro de São Paulo, em 2020.

Ilustração de Júlio Lacerda no livro “Novos Dinos do Brasil” (imagem: Divulgação)

Assim, como lembra o professor, nos últimos anos foram descobertos 23 novos dinossauros, genuinamente, “brasileiros” e, na última década,”nós descobrimos que os primeiros dinossauros do mundo nasceram no Brasil”.

Além das ilustrações de tons realistas do designer gráfico Júlio Lacerda (“Novos Dinos do Brasil”) e do paleoartista Felipe Alves Elias (“Dinos do Brasil”), o autor surpreende com esse belo cardápio de animais, apresentados por regiões como o Cariri cearense, a Amazônia e, quem diria, o estado de São Paulo, onde foi encontrado um dos dinossauros mais misteriosos do Brasil, o Antarctossauro, em São José do Rio Preto.

Anelli ousa também ao fazer aquilo que muita gente que escreve para criança não costuma fazer: dizer “não sei”, assim como costumam fazer os paleontólogos quando não sabem uma resposta.

“Vivemos um momento em que boa parte da população não entende como o mundo funciona. Tem gente que até acha que a Terra é plana. Os dinossauros nos ajudam a entender o mundo”, descreve o autor.

VEJA TAMBÉM: “Viagem ao redor do meu quarto”: o Big Brother do século 18″

[stextbox id=”servico”]

SAIBA MAIS

“ABCDEspaço”
Celina Bodenmüller, Luiz E. Anelli, Graziella Mattar
64 páginas

“ABCDinos”
Celina Bodenmüller, Luiz E. Anelli, Graziella Mattar
64 páginas

“Dinos do Brasil”
Luiz E. Anelli, Felipe Alves Elias
80 páginas

“Novos dinos do Brasil”
Luiz E. Anelli, Julio Lacerda
96 páginas

www.editorapeiropolis.com.br

[/stextbox]

* os livros são uma escolha do editor do Viagem em Pauta e não têm nenhum vínculo comercial ou editorial com a Peirópolis.

2 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*