Shows, espetáculos e eventos culturais online (e gratuitos): artistas dão dicas

Enquanto as ruas se esvaziam, ela aparece em varandas de edifícios, em concertos solitários ou em streamings que congestionam plataformas virtuais.

E não é que a cultura, esse tão mal tratado capítulo da história recente do Brasil, agora (re)nasce como a melhor opção para quem anda isolado em casa, em tempos de pandemia?

Nunca na história desse país, a cultura foi um bem tão requisitado por essa gente gripada que arde em febre no sofá de casa, necessitando de soro reanimador e ventilador para as ideias.

Temporariamente, deixam-se os palcos, apagam-se as telas gigantes dos cinemas e guardam-se os quadros da exposição. A arte agora é entregue em forma de streaming, arquivo compactado ou texto em formato PDF.

foto: Reynermedia/Flickr-Creative Commons

E como o viajar é resultado de tudo aquilo que você acumula ao longo da vida, o Viagem em Pauta conversou com atores, atrizes, músicos e cineastas que deram dicas de espetáculos, eventos e serviços virtuais para você ir acompanhando até que o seu próximo pouso não esteja autorizado.

Afinal de contas, mais do que papel higiênico, você vai precisar de alta dose de arte.

Essa gente insistente que não desiste de levar arte para todos os cantos (e, agora, plataformas digitais) dá dicas que vão de produções caseiras no banheiro de casa até peças de teatro em vídeo. A seleção tem também apresentações de dança, concertos de música clássica, acervo liberado com filmes recém saídos do cinema e até aulas de Lian Gong.

No final do texto, no box Passando o chapéu, você encontra também os links para colaborar para que a arte continue aglomerando gente (mas, por enquanto, em outros ambientais).

LEIA TAMBÉM: “Artistas dão dicas de discos para viajar em casa, em tempos de pandemia”

CONFIRA DICAS

Grace Gianoukas (foto: Divulgação)

Grace Gianoukas
atriz

“A Grace é um evento”, definiu certa vez a apresentadora Tatá Werneck. Mas em tempos de pandemia, essa atriz gaúcha são muitos eventos.

Por telefone, Grace manda notícias do seu bem-sucedido Terça Insana, lançado em 2001. No canal do Youtube, um vídeo novo é publicado, sempre às terças, em homenagem aos quase 20 anos desse projeto de monólogos que já recebeu Ângela Dip, Ilana Kaplan, Marcelo Mansfield e Marco Luque.

Dona de papéis únicos na TV, como Teodora Abdala Varella (“Haja Coração”) e a recente Dona Ermelinda (“Salve-se Quem Puder”), Grace também tem estado em lives no seu perfil do Instagram, desde o último domingo, onde conversa com artistas sobre temas da atualidade.

“Ainda não temos previsão de quando vamos voltar aos palcos, então começamos a produzir esses conteúdos online”, explicou.

A partir desta quinta (2 de abril), Grace começa também outro projeto de lives com temas como a criação e os bastidores da produção cultural.


Roberta Martinelli, radialista (foto: Haroldo Saboia/Divulgação)

Roberta Martinelli
apresentadora

Em tempos de coronavírus, essa radialista está em casa, falando de música.

Em seu novo “Casa Comigo”, a apresentadora entrevista músicos, cada um na sua residência, em lives no Instagram da Rádio Eldorado (com a possibilidade de ter a participação, não programada, da filha de um ano de idade). No programa de estreia, Roberta falou com a cantora Paula Lima.

E quando a radialista não está trabalhando com música, se entretém com… música.

Sua dica para o Viagem em Pauta é o #tamojunto, festival on-line d’O Globo, em que artistas se apresentaram em pocket shows de 30 minutos. Entre os dias 26 e 29 de março, o projeto teve quase 2 milhões de acessos nas redes do jornal e recebeu artistas como Baby do Brasil, Duda Brack e Fafá de Belém. Confira a playlist dos vídeos dos primeiro, segundo e do terceiro dias do festival.

“Parece loucura, mas os shows, mesmo on-line, emocionam muito”, contou Roberta em chat com o site.


Amanda Acosta (foto: João Caldas)

Amanda Acosta
atriz e cantora

Protagonista de sucessos como “Bibi – Uma Vida em Musical” e “Carmen, a Grande Pequena Notável”, Amanda indica as peças disponíveis, virtualmente, da produtora Palavra Z.

Os espetáculos são liberados em dias específicos e em uma única janela de horário, em links no site e no Youtube, das 10h às 17h (infantis) e das 18h à meia-noite (adultos).

Nessa quinta-feira (2 de abril), a atriz participa também do “On Live Festival” que promoverá a arte brasileira em países de língua portuguesa, com apresentações até 3 de abril nos perfis do Instagram de artistas como Jorge Vercilo (1º de abril) e Gabriel Sater (2 de abril), entre outros.


Patricia Gasppar
atriz

Via Facebook, Patrícia manda dicas das áreas da dança e da música.

Sediado em Belo Horizonte (MG), o Grupo Corpo disponibiliza, semanalmente, dois espetáculos na íntegra (quando fechamos este texto, a quarentena de vídeos já estava encerrada no site da companhia. Mas se a gente fizer uma pressão, quem sabe eles não liberam outro lote).

A atriz, que para quem não lembra interpretou a espevitada Caipora do Castelo Rá-Tim-Bum (TV Cultura), recomenda também as entrevistas virtuais que a radialista Roberta Martinelli tem encabeçado em seu Instagram, às quartas (19h).

“Ela na casa dela; e o convidado, na dele. Gente boa da música e do mercado cultural”, conta, via Facebook, essa atriz que já trabalhou sob a direção cuidadosa de profissionais como Roberto Lage, Celso Frateschi, Noemi Marinho e Lígia Cortez.

Mas a dica mais inusitada vem da sua própria casa. Nos seus perfis do Facebook e Instagram, Patrícia tem feito lives descompromissadas que ela tem chamado de “Música para quarto, sala, banheiro, cozinha e adjacências”, em que faz um pout pourri, cada dia em um cômodo, com diversas músicas brasileiras.


Daniel Torres, ator (foto: Pietra Napole/Divulgação)

Daniel Torres
ator e produtor

O ator de filmes como “Corpo Elétrico” e “Dois Coelhos” manda dicas de… teatro.

Até o final da quarentena, o grupo paulistano Uzyna Uzona do Teatro Oficina disponibiliza a peça “Os Sertões” em seu canal no YouTube.

“É um dos grupos mais políticos e engajados, em diversos movimentos sociais que resistem no Bexiga”, explica o ator, que também está à frente da produtora Arica Filmes.

O perfil da contadora de histórias Ivani Magalhães é outra dica de Torres. Diariamente, às 20h30, a escritora faz lives temáticas no Instagram e no Facebook.

“Para quem gosta de cinema nacional, a SPCine Play deixou os filmes de sua plataforma de forma gratuita na quarentena também, com filmes que estiveram há pouco tempo nos cinemas”, completa o ator.

VEJA TAMBÉM: “Dez filmes e séries sobre viagens para ver na Netflix em tempos de pandemia”


Zuzu Leiva, atriz (foto: Ricardo Botini)

Zuzu Leiva
atriz

As sugestões que chegam por Whatsapp são tão variadas quanto o currículo multidisciplinar de Zuzu, que também é bailarina, produtora e cantora no grupo Mawaca, que, às terças-feiras, tem publicado vídeos inéditos no Youtube.

Suas dicas começam com uma quarentena para o corpo com os vídeos de seis espetáculos na íntegra que a Companhia de Dança Déborah Colker disponibilizou no site.

Para quem quer dar um tempo da internet, outra dica é o belo Casakadabra, programa infantil da TV Cultura (sábados, às 7h30) com referências a nomes da literatura como Fernando Pessoa e Clarice Lispector, em que a atriz interpreta a bruxa Zilu.

Entre seus projetos futuros, Zuzu adiantou para o Viagem em Pauta que deu início à produção do “Histórias da Dona Pureza”, canal com conteúdo infantil, como construção de brinquedos e instrumentos com material reciclável, com estreia prevista para o final de abril nas redes da Ventilador de Talentos e no Youtube.

“Já que o mundo carece de mudança, vamos incentivar as crianças, que serão os adultos de amanhã, a enfrentar o planeta”, explicou.


Laerte
cartunista

Reservada, mas sempre alerta com questões sociais, Laerte recomenda o “Manifesta Arte em Rede”, evento que deve reunir cerca de 200 artistas de diversas áreas (do circo ao audiovisual) que se revezarão em ações como apresentações, lives, download de livros, entrevistas, podcasts e oficinas, entre outras.

Laerte Coutinho (foto: Sofia Colucci/Divulgação)

Idealizado pela produtora cultural Luciana Gandelini, esse festival de artes integradas acontece até o próximo dia 15 de abril, arrecadando também fundos que serão doados a instituições que atuam em grupos mais vulneráveis ao COVID-19, como pessoas em situação de rua, indígenas e famílias de baixa renda. Veja mais no box Passando o chapéu.

O evento pode ser acompanhado pelo Facebook e Instagram (@manifestaarteemrede) e no canal do Youtube.


Angélica Leutwiller
coral da OSESP

Essa dica vem de uma das cantoras do coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (foto: Mariana Garcia/Divulgação)

A OSESP disponibilizou mais de 30 títulos de obras sinfônicas e corais para download gratuito no site, com composições que vão de Dorival Caymmi a Beethoven.

Semanalmente, às terças e quintas, a OSESP publica também no seu canal do YouTube gravações de temporadas anteriores na Sala São Paulo.


Daniel Puertorico
percussionista e educador social

A dica desse músico da banda Pedra Branca e do coletivo Roketuba, grupo de percussão de ritmos do mundo, é o Comuna Colapsa, uma sala on-line para músicos improvisadores interagirem.

Daniel Puertorico (foto: henry.foto.br/Divulgação)

A primeira edição aconteceu no último sábado, 28 de março, mas já estão marcadas outras sessões, ao longo da semana. “É música experimental organizada pelo Daniel Carrera, o maestro da trupe que usa uma faca no lugar da batuta”, se diverte Puertorico, em entrevista para o Viagem em Pauta. SAIBA MAIS

“Essa foi a forma que encontrei de não enlouquecer em meio a pandemia e ao colapso geral”, descreve Carrera.

A quem interessar possa, a banda Pedra Branca, em que Puertorico é percussionista, já esteve aqui no Viagem em Pauta com trilha cedida, gentilmente, pelo líder Luciano Sallun, no vídeo que fizemos na Groenlândia.


Mesmo quem não anda acompanhando a programação virtual de eventos, também mandou sua mensagem para tempos de isolamento social.

O ator Fábio Saltini diz que tem aprendido com “o espetáculo de cada indivíduo”.

“Somos, cada um, nossa própria obra-prima e só agora temos tempo de assistir a isso”, diz Saltini que, em tempos de escassez de trabalho, tem tocado o perfil @art.mood.design, com comercialização de obras de arte e pratos preparados por ele e pelo esposo.

Para esta matéria, o jornalista Eduardo Vessoni procurou diversos outros artistas e profissionais das artes, que disseram não ter dicas ou não retornaram contato.


Sérgio Serrano
contador de histórias e músico

“Minha dica é sobre autômatos, aqueles legítimos, não os robôs”, brinca o artista.

Sua dica de evento é a transmissão ao vivo sobre o tema, que vai acontecer nessa quinta-feira (2 de abril), às 16h (horário da Escócia), promovida pela House of Automata com a participação de autômatos antigos.

Sérgio Serrano (foto: Andréa e Silva)

Serrano, que há tempos tem se interessado por autômatos mecânicos, vem se aprimorando nessa curiosa arte.

“Estes artefatos carregam consigo uma poesia pela singeleza, engenho e encantamento de que estão impregnadas. Gosto de pensar também que essas engenhocas mecânicas têm, lá no fundo, uma linguagem comum com nossos computadores e smartphones”, explica esse artista conhecido pelos episódios do programa “Baú de Histórias”, ao lado da atriz Cris Miguel, na TV Cultura.


Dino Barioni (foto: Eduardo Vessoni)

Dino Barioni
músico e arranjador

Barioni recomenda as apresentações virtuais do trompetista Winton Marsalis (@wyntonmarsalis), toda às segundas, às 21hs (horário de Nova Iorque), seguido de um bate-papo informal, no Jazz at Lincoln Center.

E já que ele tocou no assunto, vale lembrar que essa tradicional casa de show novaiorquina também terá programação de streamings de apresentações de jazz pelo site, com atualizações constantes.

Outra dica do músico é o guitarrista e violonista de jazz Hélio Delmiro, que se apresenta em seu perfil no Facebook, em diversos dias da semana. Segundo nos informou Delmiro, o próximo encontro virtual será na Páscoa.

“As lives mostram sua arte no violão, nos brindando com lindas harmonias e solos que só ele tem como fazer”, descreve Dino.


Cíntia Zanco
violinista

As dicas de eventos da violinista do quarteto Dedo de Moça vai de poemas a jogos musicais.

Uma delas é o Coletivo Resistência, que mantém no site uma seção com filmes para baixar, divididos por temas como Comportamento e Mundo LGBT.

Cíntia Zanco (foto: Karime Xavier / Divulgação)

Cíntia recomendou também o Poemas na Quarentena, projeto colaborativo em que usuários gravam leituras de pequenos poemas. Para quem quer aprender ou desenvolver suas habilidades musicais, a violinista indica o divertido Chrome Music Lab, ferramenta com diversas atividades musicais.


Danilo Tomic
músico

Enquanto a sua Cia. Casa Passarinho, em parceria com a atriz Cris Miguel, não volta com a programação normal de espetáculos, esse ator e músico tem se dedicado a dar aulas de Lian Gong, ginástica terapêutica chinesa.

Os encontros virtuais de uma hora de duração acontecem na página desse espaço cultural paulistano, às segundas, quartas e sextas, às 8h.

“É uma série de 18 exercícios com foco no fortalecimento dos pulmões, criada nos anos 70, como ginástica laboral”, explica o músico, durante live no Facebook.

Tomic, que já trabalhou como ator no Teatro Oficina e professor de músicas em escolas do Ensino Médio de São Paulo, indica também as apresentações virtuais do pianista Chick Corea com suas “improvisações incríveis” e a abertura do acervo de concertos online da Filarmônica de Berlim.


Me emociona ver como cada pessoa se apropriou da arte de uma forma ou de outra pra lidar com seu individual ou isolamento”

- Fábio Saltini / ator


Anderson Jesus
cineasta

A dica desse produtor e diretor é a série ‘Adotados’, exibida no canal Investigação Discovery, às segundas-feiras (21h20), e com direção do próprio Anderson.

Com sete episódios de 25 minutos cada, a primeira temporada conta as histórias de brasileiros que foram adotados em Israel, nas décadas de 80 e 90.

Cena da série ‘Adotados’ (foto: Divulgação)

“Além de retratar um período marcante e suas consequências, a série acaba cumprindo um papel de suporte aos personagens que protagonizam a produção. A exposição de suas histórias é a esperança de que familiares e pessoas próximas à época de seu nascimento possam reconhecê-los”, descreveu, por e-mail.

O próximo episódio, em 6 de abril, conta com os relatos de Adi, que não consegue adotar uma criança porque é solteira, e de um casal que tem que lidar com a crise de sua filha de 10 anos.


Passando o chapéu

O mundo vem ensaiando um novo jeito de ser. Mas como até ensaio é remunerado, o Viagem em Pauta abre também esse espaço para que os artistas possam passar o chapéu e você possa colaborar para que esses artistas continuem fazendo arte, mesmo enquanto tudo isso acontece.

Ventilador de Talentos: A produtora do Terça Insana, responsável por espetáculos como “É o que tem pra hoje” (Silvetty Montilla e Vagner Cavalcante), e o infantil “A bruxa do chocolate” (Zuzu Leiva e Nilton Marques), lançou, recentemente, um projeto de financiamento coletivo no Catarse. O #MantenhaOVentiladorLigado, oferece assinaturas mensais (a partir de R$ 5) que, além de diversos benefícios para o apoiador, garante o funcionamento das atividades artísticas da produtora.

foto: BFS Man (Flickr-Creative Commons)

Manifesta Arte em Rede: No esquema ‘pague quanto puder’, o projeto tem uma conta no Vakinha para ajuda aos mais vulneráveis.

OSESP: A seção Multimídia do site tem CDS para baixar e link para compra de produtos do Selo Digital Osesp.

Teatro Oficina: Financiamento recorrente em que é possível adquirir assinaturas mensais a partir de R$ 20 e benefícios para o colaborador.

Jazz at Lincoln Center: O site dessa organização sem fins lucrativos conta com diversas categorias de apoio e diferentes benefícios para os patrocinadores.

LEIA TAMBÉM: “Viagens incríveis para fazer, quando tudo isso passar”

VEJA FOTOS

  • Grace Gianoukas, atriz (foto: Divulgação)
  • Amanda Acosta, atriz (foto: João Caldas)
  • Patrícia Gaspar, atriz (foto: João Caldas/Divulgação)
  • Laerte Coutinho, cartunista (foto: Sofia Colucci/Divulgação)
  • Roberta Martinelli, radialista (foto: Haroldo Saboia/Divulgação)
  • Sérgio Serrano, músico (foto: Andréa e Silva)
  • Daniel Torres, ator (foto: Pietra Napole/Divulgação)
  • Zuzu Leiva (foto: Ricardo Botini)
  • Daniel Puertorico (foto: henry.foto.br/Divulgação)
  • Dino Barioni (foto: Eduardo Vessoni)
  • Cíntia Zanco (foto: Karime Xavier/Divulgação)
  • Danilo Tomic, músico (foto: Divulgação)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*