Para quem gosta de viajar, tudo é motivo para cair na estrada. Nem que seja em filmes no streaming, na frente da TV.
Neste post, o Viagem em Pauta dá dicas de séries e filmes para quem não dispensa uma viagem. De animação para todos os públicos a produções premiadas, esta lista traz algumas sugestões de títulos para quem quer viajar sem sair de casa.
Documentários e filmes no streaming baseados em histórias reais também estão nesses títulos que podem ser vistos em aplicativos como Netflix, Amazon, HBO MAX, Disney+, Star+, Apple TV e Globoplay.
* A seleção abaixo foi feita pelo editor do Viagem em Pauta, de acordo com suas preferências e sem nenhum vínculo comercial ou editorial com as plataformas citadas neste texto.
Confira filmes no streaming para quem gosta de viajar
A Sociedade da Neve
(Netflix)
Drama – 2h25 – 2024
Indicada ao Oscar 2024 de Melhor Filme Internacional, essa super produção recria a história de sobreviventes de um acidente aéreo nos Andes, em 1972.
O longa conta a história dos 72 dias em que jovens jogadores de rugby de uma escola uruguaia tiveram que lutar para sobreviver, após a queda do turboélice bimotor Fairchild, no Vale das Lágrimas, em um dos pontos mais inacessíveis da cordilheira dos Andes.
SAIBA MAIS: “Sobreviventes dos Andes falam sobre filme da Netflix”
Elis & Tom, Só Tinha De Ser Com Você
(Globoplay)
Documentário – 1h40 – 2023
Esse documentário com diversas imagens de arquivo restauradas em 4k traz momentos inesquecíveis da música, durante a gravação de um álbum de Tom Jobim e Elis Regina, em Los Angeles.
How to Be a Carioca
(Star+)
Série com 6 episódios – 2023
Ambientada no Rio e com direção artística de Carlos Saldanha (‘Rio’ e ‘A Era do Gelo’), a série traz histórias de estrangeiros da Alemanha, Argentina, Israel, Angola e Síria, sempre ajudados por Francisco (Seu Jorge), uma espécie de “especialista em choque cultural”.
SAIBA MAIS: “Conheça o livro que inspirou a série ‘How to be a Carioca’”
A Ilha Alienígena
(Netflix)
Ficção e documentário – 1h26 – 2023
Esse belo e intrigante documentário se une à ficção e à dramatização para abordar a misteriosa notícia da presença de alienígenas na Ilha da Amizade, na Patagônia chilena, durante a ditadura militar.
Os Beatles e a Índia
(HBO MAX)
Documentário – 1h35 – 2021
A partir de imagens de arquivo e depoimentos, o longa aborda as influências musicais que as viagens dos Beatles à Índia tiveram em sua discografia, a partir de 1966, bem como as mudanças que o quarteto provocaria na cultura e na música indianas.
O documentário traz curiosidades como o aumento nas vendas de cítara, após a passagem da banda pelo país, e as origens de músicas como ‘Across The Universe’, escrita após aprenderem a meditar com o líder espiritual Maharishi, e ‘Dear Prudence’, em homenagem à irmã da atriz Mia Farrow.
Nomadland – Sobreviver na América
(Star+)
Drama – 1h50 – 2021
Nesse drama da premiada diretora Chloé Zhao, a protagonista Fern perde tudo durante a crise econômica estadunidense e viaja pelos EUA em sua van, passando por destinos como Nevada, Arizona, Nebraska e Dakota.
A Magia dos Andes
(Netflix)
Série documental com 2 temporadas – 2021
Essa bela série em duas temporadas faz uma viagem visual pelos Andes, em países como Chile, Argentina e Bolívia, cujos episódios são costurados pelas histórias de moradores locais.
Maior viagem: uma aventura psicodélica
(Netflix)
Documentário – 1h26 – 2020
Esse divertido documentário reúne animação e depoimentos para contar histórias de loucas viagens com alucinógenos.
O Barato de Iacanga
(Netflix)
Documentário – 1h33 – 2019
Dirigido por Thiago Mattar, esse documentário reconta, com variadas imagens de arquivo, a história do Festival de Águas Claras, conhecido como Woodstock do Brasil, realizado entre as décadas de 1970 e 1980.
Amundsen: o explorador
(HBO MAX)
Aventura – 2h05 – 2019
Filme baseado na impressionante história do explorador norueguês Roald Amundsen, primeiro homem a chegar no Polo Sul.
Elcano e Magalhães
(Disney+)
Animação – 1h29 – 2019
Essa animação em espanhol recria a história de Fernão de Magalhães, líder da primeira volta ao mundo, que começou na Espanha, em 1519, e terminou, tragicamente, em 1522.
SAIBA MAIS: “O legado de Fernão de Magalhães e a primeira volta ao mundo”
Ella & John
(Apple TV)
Drama – 1h52 – 2018
O casal John e Ella Spencer fazem sua última viagem, a bordo de um motorhome, de Massachusetts à casa do escritor Ernest Hemingway, na Flórida.
Dunas do Barato
(Netflix)
Documentário – 1h30 – 2017
Em plena ditadura militar brasileira, jovens protagonizam um movimento de contracultura, no Píer de Ipanema, no Rio de Janeiro.
Conhecido também como Dunas da Gal, Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, o local tem histórias relembradas por frequentadores como Evandro Mesquita, José Wilker, Moraes Moreira, Jards Macalé, Ziraldo e Zuenir Ventura, entre outros.
Neruda
(Netflix)
Drama – 1h47 – 2016
Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, esse belo filme com Gael García Bernal acompanha a história da perseguição de um policial em busca do poeta esquerdista Pablo Neruda.
A Farra do Circo
(Netflix)
Documentário – 1h37 – 2014
O documentário conta a história do clássico Circo Voador, espaço cultural que foi do improviso a shows históricos, no Rio de Janeiro.
Kon Tiki: A Viagem Impossível
(Prime Vídeo)
Aventura – 113 min – 2013
Recria a impressionante travessia de Thor Heyerdal em uma balsa de madeira, entre o Peru e a Polinésia Francesa, para provar que aquele destino no Pacífico foi povoada por povos da América do Sul.
SAIBA MAIS: “A incrível travessia do oceano Pacífico numa jangada”
Selkirk: o verdadeiro Robinson Crusoé
(Disney+)
Animação – 1h19 – 2012
Essa bela animação, um coprodução entre o Uruguai, Argentina e Chile, conta a história real que inspirou a criação de Robinson Crusoé’, personagem do clássico da literatura de aventura.
Ambientada em Trindade e Tobago, no Caribe, a obra de 1719 do inglês Daniel Dafoe é baseada na história real de Alexander Selkirk, escocês voluntariamente largado em uma das ilhas de Juan Fernández, arquipélago chileno a 670 km da costa.
SAIBA MAIS: “Ilha no Chile inspirou o verdadeiro Robinson Crusoé”
Seja o primeiro a comentar