Destino de ecoturismo conhecido pelas flutuações em rios de águas cristalinas, Bonito também se exibe debaixo da terra.
A 265 quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a região tem cerca de 78 cavernas mapeadas, em um conjunto rochoso de 600 milhões de anos, por onde as águas se infiltram por fraturas e retornam à superfície em forma de nascentes e rios perenes.
Entre as atrações mais procuradas estão clássicos como a Gruta do Lago Azul, conhecido por seu lago interior de 90 metros de profundidade. Já os mais intrépidos contam com o desafiador Abismo Anhumas, com entrada vertical por rapel.
SAIBA MAIS: “Por que as águas de Bonito são tão lindas?”
Grutas e cavernas de Bonito
LAGO AZUL
Sem dúvida, é o atrativo mais popular de Bonito, cujo acesso é por uma trilha de 300 metros até uma boca natural com 40 metros de diâmetro.
Mas o visual mais esperado, daqueles que fazem grupos de turistas se dispersarem durante a descida íngreme por um desnível de 60 metros, é o impressionante lago que dá nome à atração, uma formação natural com 90 metros de profundidade e que abriga fósseis milenares de mamíferos como uma preguiça-gigante e um tigre-dente-de-sabre.
GRUTA DE SÃO MIGUEL
Fica a quatro quilômetros do Lago Azul, onde o visitante faz um tour de uma hora, cruzando uma ponte pênsil de 180 metros de extensão, na mesma altura das copas das árvores.
Dali, segue-se por outros 160 metros no interior dessa caverna de mais de quatro quilômetros de extensão e 65 milhões de anos.
ABISMO ANHUMAS
Essa atração é uma das mais radicais em todo o destino, localizada em uma caverna alagada com entrada e saída verticais.
É uma das maiores cavernas submersas do Brasil e tem acesso obrigatório por um rapel negativo (quando os pés não têm ponto de apoio), cujo sistema de elevação com cabos de aço e um motor elétrico não exige nenhum esforço do visitante.
Até seu lago interior são 72 metros de altura, o equivalente a um edifício de 26 andares, onde é possível fazer flutuação com colete e mergulho com cilindro.
LAGOA MISTERIOSA
Com profundidade ainda desconhecida, é uma das atrações mais fascinantes do Brasil.
Até onde se conseguiu chegar, o Capão Assombrado, seu nome original, tem 220 metros de profundidade por paredões verticais que se dividem em poços paralelos que vão dar no desconhecido, onde é possível fazer flutuação e mergulho de cilindro.
GRUTAS DE BONITO: VEJA SHORTS
SAIBA MAIS: “Imensidão sem fim: conheça a Lagoa Misteriosa”
Seja o primeiro a comentar