No próximo domingo, 12 de outubro, é celebrado o Dia das Crianças.
E como a nossa pegada por aqui é cair na estrada, o Viagem em Pauta listou 9 passeios e viagens para fazer, em São Paulo.
Entre as dicas, tem opções de passeios de aventura, trilhas com cachoeira e até um inusitado tour de trator, em plena capital paulista.

Dia das Crianças
Maior piscina pública da América Latina
Zona Leste
Entre os bairros Aricanduva, Vila Formosa e Anália Franco, na Zona Leste de São Paulo, o CERET (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador), um dos maiores da cidade de São Paulo, é endereço de uma área recreativa com 5 milhões de litros de água, numa área de 5 mil m².
Além da maior piscina pública da América Latina, esse CE (Centro Esportivo) de 286 mil m² abriga também outras duas piscinas para crianças e estrutura como pista de atletismo (440 m), ginásio poliesportivo, playground adaptado e espaço pet.
Para usufruir dos serviços gratuitos é preciso, porém, fazer uma carteirinha de acesso, cujos trâmites podem ser realizados presencialmente ou online, válida para entrada em todos os CEs.
SAIBA MAIS: “Maior piscina pública da América Latina fica na Zona Leste de São Paulo”
Selva SP
1º e único parque de aventura da cidade de São Paulo
Esse parque em Parelheiros e Marsilac, distritos no extremo sul da cidade, abriga o maior remanescente de Mata Atlântica da capital e é cortado pelo Capivari, o último rio ainda limpo da cidade.
O Selva SP é uma área verde de 17 mil m² com corredeiras para a prática de rafting, pequenas cachoeiras para banho, trilhas na Mata Atlântica e uma prainha onde dá para fazer SUP e caiaque.
CONHEÇA: “Selva SP: o 1º e único parque de aventura da cidade de São Paulo”
Parque das Neblinas
Mogi das Cruzes
Essa área de 7 mil hectares de Mata Atlântica, entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, tem opções de atividades de ecoturismo para todos os perfis de visitantes.
As atividades mais populares são os 20 km de trilhas, com opções de roteiros autoguiados e monitorados, e graus de dificuldades fácil e média. Mas o parque oferece também outras atividades, como cicloturismo, canoagem no Rio Itatinga e área para camping, em módulos em meio à floresta.
www.parquedasneblinas.org.br
SAIBA MAIS: O que fazer no Parque das Neblinas, em Mogi das Cruzes (SP)
Trilha da Pedra Grande
Cantareira
A Trilha da Pedra Grande tem 6 km de extensão (ida e volta) e dificuldade de grau moderado. Seja pela mata ou por área asfaltada (40 minutos), porém, prepare-se para subir a ladeira.
A caminhada acontece no Pedra Grande, um dos quatro núcleos que formam a região da Cantareira, uma das maiores florestas urbanas do mundo, cujo destaque é o mirante natural com vista panorâmica da cidade.
www.urbiaparques.com.br
SAIBA MAIS: “Como é a Trilha da Pedra Grande, na Cantareira”
Passeio de trator
No extremo sul da capital paulista, o The Roça Park fica em um sítio familiar conhecido pelos passeios de trator em meio às plantações dessa propriedade de 14 hectares.
O tour dura cerca de 1h e segue até as margens da Billings, um dos principais reservatórios de água da região metropolitana de São Paulo. De volta à sede, ainda dá tempo de provar a produção orgânica nos almoços oferecidos no sítio e fazer trilhas curtas ou passeios de charrete.
SAIBA MAIS: “Passeio de trator é atração inusitada na capital paulista”
Cachoeira, em plena zona norte
Cantareira
Nem só com parques urbanos como o Ibirapuera e o do Carmo se faz turismo ao ar livre, na cidade de São Paulo. Ou vai dizer que você sabia que tem parque com cachoeira, em plena zona norte?
O Núcleo Engordador, na região do Tremembé, é a versão histórica da Floresta Cantareira, com atrativos que contam a história do abastecimento de água na cidade, como a Barragem do Engordador e a Casa da Bomba.
Atualmente, o núcleo tem três opções de caminhada, todas autoguiadas: a Trilha do Macuco (650 metros e grau de dificuldade fácil), Trilha de Mountain Bike (4 km / médio), em área de pedra e indicada para ciclistas mais experientes, e a Trilha da Cachoeira, com três quilômetros de extensão.
SP Jurássico
Nem todo mundo sabe, mas boa parte do território paulista foi também habitat de dinossauros que viveram por aqui, há dezenas de milhões de anos.
Para quem é fã desses répteis gigantes, o Estado de São Paulo tem destinos com opções de visitação para públicos de todas as idades, como o Parque Rocha Moutonnée, em Salto, a 103 km da capital.
Lá, o visitante percorre trilhas até o Território dos Dinossauros, onde há dois Velociraptores, um Braquiossauro de 18 metros de altura e diversas outras réplicas de criaturas jurássicas. O local tem também playground, loja temática e praça de alimentação. A entrada é gratuita e o parque fica na Rodovia Rocha Moutonnée (Antiga Estrada das Sete Quedas).

SAIBA MAIS: “SP Jurássico: cidades para ver dinossauros no estado de São Paulo”
Socorro
A apenas 140 km da capital paulista, Socorro é daqueles lugares com opções para todos os perfis de turistas.
Mais do que ‘Cidade da Aventura’, esse destino na Serra da Mantiqueira é conhecido também pelo turismo rural em alambiques, pelas compras de roupas em um dos maiores polos do gênero em todo o estado de São Paulo e até por abrigar uma das maiores cavernas de granito do Brasil.
Socorro faz parte também do ‘Circuito das Águas Paulista’, um roteiro turístico formado por nove municípios montanhosos do interior, como Águas de Lindoia, Lindoia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.
SAIBA MAIS: “O que fazer em Socorro, no interior de São Paulo”
São Bento do Sapucaí
Muito além da Pedra do Baú, seu atrativo mais famoso, a simpática São Bento do Sapucaí fica a quase 200 km da capital paulista e tem opções turísticas que vão das artes ao turismo de aventura.
A cidade é abraçada pela Serra da Mantiqueira e abriga o MoNa (Monumento Natural Estadual) da Pedra do Baú. Porém, a meca da escalada paulista, onde ficam as maiores vias do estado, conta também com atrativos turísticos como museus, capelinhas de mosaico e, claro, muitas opções de trilhas.
LEIA MAIS: “O que fazer em São Bento do Sapucaí, destino de aventura em SP”
Seja o primeiro a comentar