Dia do Cerrado: veja atrações no segundo maior bioma do continente

O Dia Nacional do Cerrado é celebrado em 11 de setembro e marca a importância desse bioma para a biodiversidade do Brasil.

Em uma área de mais de 2 milhões de km², é o segundo maior bioma da América do Sul e ocupa cerca de 24% do território brasileiro. Embora seja o “berço das águas”, devido às inúmeras reservas subterrâneas de água doce, a região tem sido castigada pelo desflorestamento e queimadas.

Cachoeira de São Romão, no Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão (foto: Eduardo Vessoni)

A savana brasileira abriga cerca de 11 mil espécies de plantas nativas, 200 espécies de mamíferos e outras 800 de aves, 180 de répteis, 150 de anfíbios e 1.200 de peixes.

O bioma está presente em estados como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí, além do Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM: “Dia da Amazônia: veja atrações na maior floresta tropical do mundo”

DESTINOS TURÍSTICOS NO CERRADO

Ser Tão Velho Cerrado” 
Em tempos de descaso ambiental, esse documentário de tons didáticos é quase uma obrigatoriedade para qualquer brasileiro preocupado com o futuro de um dos biomas mais importantes para o funcionamento da vida no continente.

O filme, que se concentra na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, conta não só com depoimentos de figuras da luta pela preservação do Cerrado, como ambientalistas e comunidade científica mas também fazendeiros.

Cachoeira da Muralha, na Chapada dos Veadeiros (foto: Eduardo Vessoni)

VEJA TAMBÉM: “Conheça o Brasil em locações de filmes gravados em pontos turísticos nacionais”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*