5 destinos no Brasil para fazer turismo ao ar livre

“Quem realmente é capaz de sentir o Brasil viu beleza suficiente para a metade da vida.”

A gente nem sonhava ainda em passar uma nova pandemia e estrangeiros como Stefan Zweig, autor da frase acima, já faziam declarações apaixonadas sobre um dos países mais diversos, biologicamente, do planeta.

Afinal, cenários e experiências ao ar livre não faltam nessas terras de proporções continentais, endereço de seis biomas diferentes e cerca de oito mil quilômetros de litoral.

Cachoeira de São Romão, no Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão (foto: Eduardo Vessoni)

Mal se sabia onde tudo isso ia dar, ainda no início da pandemia, e as viagens em meio á natureza eram uma das apostas do setor turísticos no Brasil e no mundo.

Neste vídeo, você conhece cinco sugestões de destinos no Brasil para fazer turismo ao ar livre.

CONFIRA VÍDEO

Turismo ao ar livre

A viagem começa na (ainda) desconhecida Chapada das Mesas, no sul do Maranhão, onde cachoeiras lapidam pedras escuras no corredor estreito de um cânion, finais de tarde pintam pedra encantada fincada no meio do rio e o turista tem a sensação de ser o primeiro a chegar por ali.

Na região Norte, a dica do Viagem em Pauta é Alter do Chão, distrito de Santarém, endereço de praias que surgem com as vazantes dos rios, de impressionantes jardins de vitórias-régias e árvores centenárias escondidas na maior floresta tropical do mundo.

foto: [email protected]/Flickr

Mas se a intenção for cair de cabeça em uma das águas mais cristalinas do planeta, suas próximas paradas são Bonito e Jardim, cidades turísticas no Mato Grosso do Sul.

Por ali, é alta a probabilidade de voltar com a sensação de ter deixado algo sem ser visitado. Afinal e contas, são cerca de 40 atrações oficiais desse destino a 265 km de Campo Grande, como as flutuações e a impressionante Lagoa Misteriosa.


No sul do Brasil, a dica é o Rio Grande do Sul, endereço da imperdível Terra dos Cânions, como a pequena Cambará do Sul é conhecida, a menos de 200 km de Porto Alegre.

Quem não quer ir muito longe, a sugestão é a região da Baía da Ilha Grande, onde é possível fazer trilhas, mergulhar e até alugar um veleiro para explorar, no seu ritmo, um dos melhores locais para velejar em toda a costa brasileira.

Veleiro no Saco do Mamanguá, em Paraty (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “Veleiro para alugar: confira dicas para ter um barco para chamar de seu”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*