“O turismo é predominantemente terrestre”, diz Google: vejas roteiros em SP

No evento para a imprensa em que o Viagem em Pauta esteve presente, no último dia 31 de janeiro, em São Paulo, o Google Brasil foi claro: o brasileiro quer viajar ainda mais, de forma independente, por vias terrestres e tem se preocupado com a qualidade da hospedagem.

Não é a toa que que, em dezembro do ano passado, seu serviço de buscas registrou um aumento de 32% no termo ‘viagens de ônibus’, seguido de ‘planejamento’ (+18%) e aluguel de carro (+16%).

De acordo com o Ministério do Turismo, a interiorização do setor turístico tem feito com que o uso de carro próprio e ônibus seja um meio para 74% dos brasileiros que devem fazer viagens de lazer até março deste ano.

VEJA TAMBÉM:Feriados prolongados em 2024 favorecem viajantes de São Paulo”

Para você cair na estrada, o Viagem em Pauta elaborou essa lista com alguns dos melhores destinos paulistas para a sua próxima viagem, seja neste Carnaval ou em algum dos muitos finais de semana que 2024 tem pela frente.

Afinal de contas, segundo levantamento do Google, as buscas por termos associados a Turismo cresceram 30%, em dezembro de 2023, na comparação com janeiro do mesmo ano, e 76% na comparação com dezembro de 2019, período pré-pandemia.


Parque Estadual da Serra do Mar
a partir de 60 km do Centro de São Paulo

O maior corredor biológico da Mata Atlântica no Brasil percorre 25 municípios de São Paulo, desde a divisa do estado com o Rio de Janeiro até o litoral sul de São Paulo.

Um dos destaques é o núcleo Cunha, a 230 km da capital paulista e com atrações como cachoeiras que podem ser visitadas em trilhas autoguiadas ou com acompanhamento de guias contratados no local.


SAIBA MAIS: “O que fazer na Serra do Mar, em São Paulo”

Outro destaque da região é o Núcleo Curucutu, com entrada por Marsilac, distrito no extremo sul da capital paulista.

O Curucutu é conhecido por um circuito que reúne três trilhas: Mirante, Bica e Capelinha.

De dificuldade média, esse percurso de 1,6 km passa por atrativos como a capelinha histórica erguida por antigos moradores, o marco entre os municípios de São Paulo e Itanhaém, e um mirante elevado que, em dias de céu claro, permite avistar a Estação Ecológica da Jureia e municípios litorâneos.

VEJA TAMBÉM: “Hospedagens na cidade de São Paulo para se sentir no interior”

Parque das Neblinas
Mogi das Cruzes – 115 km de São Paulo

Tem atividades de ecoturismo, como trilhas que vão de inocentes 360 metros a 11 quilômetros de extensão, com opções de roteiros autoguiados e monitorados.

Essa área preservada de sete mil hectares tem também canoagem no Rio Itatinga, onde o visitante navega por cerca de um quilômetro e passa por áreas isoladas e pequenas corredeiras.

Parque das Neblinas (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “Parque das Neblinas é viagem cênica, a 115 km de SP”

Circuito das Águas Paulista
127 km de São Paulo

Esse roteiro turístico abrange nove cidades de regiões montanhosas do interior paulista: Águas de Lindoia, Lindoia, Amparo, Socorro, Holambra, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra

‘Circuito das Águas Paulista’ fica na Serra da Mantiqueira e oferece atividades que vão de esportes de aventura a passeios culturais.

Fontana di Trevi (foto: Prefeitura de Serra Negra)

Socorro
140 km de São Paulo

A apenas 140 km da capital, a ‘Cidade da Aventura’ é daqueles lugares com opções para todos os perfis de turistas, considerada a primeira cidade do Brasil a conquistar certificação internacional para atividades do gênero.

O destino tem também turismo rural em alambiques, compras de roupas em um dos maiores polos do estado de São Paulo e abriga uma das maiores cavernas de granito do Brasil.

SAIBA MAIS: “O que fazer em Socorro”

São Luiz do Paraitinga
172 km de São Paulo

Nesse destino, no topo da Serra do Mar, a atenção do visitante se divide entre o bem preservado casario do século XIX e o turismo de aventura.

Com mais de 400 construções históricas, a cidade é conhecida por atividades como trilhas no PE da Serra do Mar (Núcleo Santa Virgínia), roteiro de bicicleta e rafting no Paraibuna, com diferentes graus de dificuldade, de acordo com o trecho do rio.


São Bento do Sapucaí
185 km de São Paulo

A meca da escalada paulista é endereço de um dos primeiros refúgios de montanha do Brasil.

São Bento do Sapucaí é daqueles lugares para ver São Paulo do alto. Mas fica tranquilo que não precisa ser nenhum profissional, pois tem trilhas de diferentes níveis de dificuldades.


SAIBA MAIS: “Como é subir a Pedra do Baú”

Cunha
230 km de São Paulo

No Alto Vale do Paraíba, o turismo paulista sobe a serra e encosta no mar, em Cunha, próximo a Paraty (RJ).

Por ali, a experiência vem em forma de tradicionais trabalhos de cerâmica, campos de lavanda para visitas demoradas, trilhas cênicas em meio a trechos preservados de Mata Atlântica e, como ninguém é de ferro, mesa farta, no melhor estilo comida de fazenda.

VEJA WEB STORY

SAIBA MAIS: “O que fazer em Cunha, destino de artes e aventura

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*