Parece até uma daquelas coincidências de enredo de ficção, mas é o Dia Mundial do Livro.
A data foi escolhida pela ONU para celebrar dois ícones da literatura mundial: William Shakespeare e Miguel de Cervantes, cujas mortes foram no mesmíssimo 23 de abril de 1616.
E como aqui no Viagem em Pauta a gente gosta de viajar (na estrada e nas páginas de um livro), confira dicas de obras que têm as viagens como protagonistas.
Dia Mundial do Livro: confira dicas
* As indicações são uma escolha do editor do Viagem em Pauta e não têm nenhum vínculo comercial ou editorial com as editoras
A primeira viagem ao redor do mundo
Antonio Pigafetta
(L&PM Livros)
por onde você vai viajar: Da Europa à Ásia, num roteiro alternativo para chegar às cobiçadas especiarias do Oriente, passando pelo Brasil, Patagônia e o oceano Pacífico.
como vai ser a viagem: Esse delicioso relato de viagem do italiano Pigafetta, um dos mais de 230 homens embarcados na empreitada, traz detalhes da viagem de três anos de uração nas cinco naus que fizeram a primeira circum-navegação no mundo, sob o comando de Fernão de Magalhães, em 1519.
SAIBA MAIS: “O legado de Fernão de Magalhães e a primeira volta ao mundo”
Viagem ao redor do meu quarto
Xavier de Maistre
(Editora 34)
por onde você vai viajar: Dentro do quarto de um militar francês confinado por 42 dias, em uma fortaleza de Turim, após um duelo.
como vai ser a viagem: Em 42 capítulos breves, sobrou imaginação para Xavier de Maistre fazer uma viagem “seja lá aonde ela nos queira levar”. Até Nietzsche e Machado de Assis teriam embarcado na proposta da viagem do francês (o escritor carioca, inclusive, confessou certa vez que bebeu no texto do confinado para escrever “Memórias Póstumas de Brás Cubas”).
SAIBA MAIS: “‘Viagem ao redor do meu quarto’: o Big Brother do século 18″
Volta ao Mundo em 72 dias
Nellie Bly
(Editora ÍMÃ)
por onde você vai viajar: Nova York, Inglaterra, França, Itália, Egito, Iêmen, Ceilão (atual Sri Lanka), Malásia, Singapura, Hong Kong e Japão.
como vai ser a viagem: A pioneira do jornalismo investigativo decidiu desbancar o clássico A Volta ao Mundo em 80, de Júlio Verrne, e propôs a seu editor fazer o mesmo roteiro em menos tempo. Para isso, tomou vapores, trilhou ferrovias e subiu em riquixás para provar que a estrada também é lugar de mulheres.
SAIBA MAIS: “Nellie Bly: a lunática que deu a volta ao mundo”
Nas selvas do Brasil
Theodore Roosevelt
(Edições do Senado Federal – volume 141)
por onde você vai viajar: Amazônia brasileira.
como vai ser a viagem: Entre dezembro de 1913 e abril de 1914, o 26º líder dos EUA seria um dos integrantes de uma viagem que mapearia o Rio da Dúvida, entre Rondônia e o Amazonas. Liderada por ninguém menos que Cândido Rondon, a Expedição Científica Rondon-Roosevelt durou cinco meses, dos quais 48 dias sem ver um ser humano sequer naquelas florestas intratáveis.
SAIBA MAIS: “Perrengues do presidente dos EUA no Brasil fazem 110 anos”
Endurance: a lendária expedição de Shackleton à Antártida
Caroline Alexander
(Cia das Letras)
por onde você vai viajar: Geórgia do Sul e Antártica.
como vai ser a viagem: Terrível! Esses seriam apenas relatos escritos, não fossem os registros feitos pelo fotógrafo Frank Hurley, um dos 28 homens que ficaram à deriva no extremo sul do planeta, entre 1914 e 1916, desde que placas de gelo impediram a continuidade da “Expedição Transantártica Imperial”, liderada pelo irlandês Ernest Shackleton, quem pretendia cruzar a Antártica a pé, de ponta a ponta.
SAIBA MAIS: “Veja as incríveis imagens de Frank Hurley na Antártica”
A Expedição Fawcett: jornada para a cidade perdida de Z
Brian Fawcett (org.)
(editora Record)
por onde você vai viajar: Serra do Roncador (Mato Grosso), Bolívia, Peru, Hong Kong e Sri Lanka.
como vai ser a viagem: Em textos inéditos organizados por Brian Fawcett, filho mais novo do explorador britânico Percy Fawcett, que encasquetou que no miolo do Brasil ficava um portal para uma cidade perdida lotada de ouro.
SAIBA MAIS: “Textos inéditos do coronel Fawcett são lançados no Brasil”
A expedição Kon-Tiki
Thor Heyerdahl
(editora José Olympio)
por onde você vai viajar: Do Peru à Polinésia Francesa.
como vai ser a viagem: Durante 101 dias, o norueguês Thor Heyerdahl, acompanhado de outros cinco homens e de um papagaio, viajou numa jangada de madeira para provar sua teoria de que a Polinésia Francesa foi povoada por povos da América do Sul.
SAIBA MAIS: “A incrível travessia do oceano Pacífico numa jangada”
Viagem
Graciliano Ramos
(editora: José Olympio)
por onde você vai viajar: Antigas repúblicas soviéticas e Checoslováquia.
como vai ser a viagem: Depois de viajar “como barata doida” por destinos como Ucrânia e Geórgia, o escritor alagoano registrou sua experiência em ‘Viagem’, livro póstumo publicado, em 1954, um ano após sua morte, que ganhou recentemente uma nova edição com ilustração de Cândido Portinari na capa e fotografias raras de Graciliano durante a viagem.
SAIBA MAIS: “Viagem de Graciliano Ramos na União Soviética ganha nova edição”
Os crepúsculos não cabem no mundo
Eduardo Vessoni
(editora Patuá)
por onde você vai viajar: Amazônia, Nordeste e Rio de Janeiro.
como vai ser a viagem: Em seu livro de estreia, o editor do Viagem em Pauta traz crônicas com curiosidades sobre as experiências do (antiviajante) Mário de Andrade, reunidas após uma extensa pesquisa de três anos em livros, crônicas, cartas, fotografias e cartões-postais.
SAIBA MAIS: “Livro relembra as viagens de Mário de Andrade”
Diário de uma repórter no Pantanal
Cláudia Gaigher
(Documenta Pantanal)
por onde você vai viajar: Pantanal.
como vai ser a viagem: Com 30 histórias vividas desde que a repórter se mudou para Campo Grande (MS), o livro vai das descobertas das primeiras viagens ao Pantanal aos catastróficos (e incendiários) últimos anos.
SAIBA MAIS: “Descobertas e perrengues no Pantanal: repórter conta experiência na região”
How to be a Carioca
Priscila Ann Goslin
(editora Livros TwoCan)
por onde você vai viajar: Rio de Janeiro.
como vai ser a viagem: Devido às inúmeras perguntas e dúvidas de amigos e familiares sobre o Rio, a autora, que viveu parte da sua vida no Brasil, dá dicas de forma bem-humorada para estrangeiros sobre o jeito carioca de ser e se virar na Cidade Maravilhosa.
SAIBA MAIS: “Conheça o livro que inspirou a série ‘How to be a Carioca’”
Hippie
Paulo Coelho
(Companhia das Letras)
por onde você vai viajar: Europa e Ásia Central.
como vai ser a viagem: O premiado escritor brasileiro relata a experiência no Magic Bus, como era conhecida a viagem alternativa de ônibus até o lado de lá do mundo, nos anos 70. Considerada o livro mais autobiográfico do brasileiro, o autor descreve também suas experiências em Machu Picchu, no Peru, Amsterdã, na Holanda, e até um perrengue que teve em Vila Velha, no Paraná.
LEIA TAMBÉM: “Viagem de ônibus passa por 22 países e roda 12 mil km”
Até o fim do mundo
Paul Theroux
(editora Objetiva)
por onde você vai viajar: Nova Iorque, Patagônia, Irlanda do Norte, Irã, Afeganistão, entre outros destinos.
como vai ser a viagem: Em crônicas de viagens, publicadas em seis obras anteriores do autor, entre elas “O Grande Bazar Ferroviário”, best seller de 1975 em que descreve deslocamentos sobre trilhos entre a Europa e a Ásia, da caótica Índia aos aborrecimentos na Transiberiana.
SAIBA MAIS: ““Até o fim do mundo”: as viagens de trem de Paul Theroux”
Crescer e Partir
Tamara Klink
(Editora Peirópolis)
por onde você vai viajar: Mar do Norte.
como vai ser a viagem: Tamara conta as histórias de sua primeira viagem em solitário, entre a Noruega e a França, no pequeno veleiro ‘Sardinha’ que comprou, aos 24 anos, sem que a família soubesse ou tivesse tempo de dissuadi-la da ideia.
SAIBA MAIS: “As viagens de Tamara Klink, a menina que cresceu e partiu”
Sovietistão
Erika Fatland
(Editora Ayine)
por onde você vai viajar: Por países invocados como Coreia do Norte, Cazaquistão e Belarus, entre outros.
como vai ser a viagem: É uma viagem por 14 países e três repúblicas separatistas, em mais de 60 mil quilômetros de fronteiras elásticas, influenciadas pela Rússia, como a China, Mongólia, Ucrânia, Azerbaijão, além de países bálticos e escandinavos.
SAIBA MAIS: “Conheça a viajante que vai para países onde ninguém quer ir”
Seja o primeiro a comentar